EUA aprova venda para Israel de novos F-15EX Eagle II e kits MLU para modernizar a atual frota F-15I. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou ontem (13/08), a venda para Israel de novos caças F-15IA (Israel Advanced) Eagle II, kits de atualização MLU (Mid-Life Update) para a atual frota de F-15I Ra’am Strike Eagle, além de armamentos e munições. O negócio está sendo viabilizado através do Programa de Venda Militar Estrangeira (FMS) do governo americano.
O governo israelense solicitou a compra de até 50 novos caças multifuncionais F-15IA (baseados no F-15EX Eagle II) e de 25 kits MLU para a atualização dos atuais F-15I Ra’am, que serão designados F-15I+. O negócio é estimado em US$ 18,8 bilhões, e as entregas estão previstas para começar em 2029.
O pacote aprovado pelos EUA envolve além dos 50 F-15IA e 25 kit MLU para F-15I, motores F110-GE-129 sobressalentes, todos sistemas e sensores de missão, dispositivos de autoproteção, equipamentos de comunicação e criptografia, software classificado, suporte técnico para os aviões e munições, peças de reposição, documentação técnica classificada, treinamentos, traslados das aeronaves e todos demais itens associados.
Há muito tempo Israel tem planos para revitalizar a sua frota de F-15, particularmente para atuar ao lado da crescente frota de F-35I Adir, pois eles oferecem um conjunto especial de capacidades. Apesar da idade avançada da frota, os F-15A/B/C/D Baz e F-15I Ra’am continuam sendo um elemento fundamental para a Força Aérea Israelense (IAF).
A IAF utilizou (e ainda utiliza) toda sua frota de F-15 em diversas funções que vão desde missões de ataque de longo alcance, defesa aérea, ataque padrão, até servir como ponte de comunicação para comando e controle. Os F-15 também são adequados para transportar armas de grandes dimensões, incluindo o lançamento de mísseis balísticos em longas distâncias.
O apoio militar dos EUA à Israel é afirmado no comunicado de imprensa da Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA), onde o Pentágono afirma:
“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel, e é vital para os próprios interesses nacionais ajudar Israel a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta. Esta venda proposta é consistente com esses objetivos.
Incorporar F-15IAs à frota de aeronaves de caça da Força Aérea de Israel aumentará a interoperabilidade de Israel com os sistemas dos EUA e reforçará as suas capacidades aéreas para enfrentar ameaças atuais e futuras, fortalecer sua defesa interna e servir como um impedimento para ameaças regionais.
A proposta de venda deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região”, afirma o comunicado.
No mesmo dia, os EUA também aprovou vendas de outros armamentos para Israel. São até 30 mísseis ar-ar avançados de médio alcance (AMRAAM), milhares de cartuchos 120 mm para carros de combate, milhares de cartuchos 120 mm para morteiros, além de um número não divulgado de veículos táticos médios (FMTV) da família M1148A1P2.
Esta notícia chega em um momento crítico para Israel, que atua ativamente em várias frentes, especialmente no sul do país, onde combate o Hamas em Gaza e no norte contra o Hezbolah. Ao mesmo tempo, observa uma crescente tensão com o Irã, depois do recente assassinato do principal líder político do grupo terrorista Hamas em Teerã.
@FFO