Polônia encomenda 96 Boeing AH-64E e se torna maior operador do helicóptero de ataque fora dos EUA. O Governo da Polônia e a Boeing assinaram hoje (13/08), uma Carta de Aceitação de Oferta (LOA) para comprar até 96 helicópteros de combate AH-64E Apache. É o maior negócio já realizado através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo dos Estados Unidos.
A assinatura ocorreu após o Ministério da Defesa e a Boeing chegarem a um acordo de compensação envolvendo a indústria polonesa. Toda a manutenção e suporte da frota AH-64E, bem como o treinamento dos militares das Forças Armadas da Polônia serão realizados por parceiros locais.
Em nota, a Boeing disse que “o projeto de compensação visa aumentar as capacidades de sustentabilidade da indústria de defesa polonesa, apoiar a criação de empregos altamente qualificados e facilitar avanços tecnológicos, levando a benefícios econômicos significativos”.
Em setembro de 2022, o governo polonês anunciou que havia selecionado o Boeing AH-64E Apache para modernizar a frota de helicópteros de ataque das suas Forças Armadas. Com este pedido, a Polônia se tornou o 19º cliente internacional do AH-64 e o maior operador do helicóptero fora dos Estados Unidos.
Há mais de 40 anos a Boeing produz na instalações de Mesa, no Arizona, a consagrada família de helicópteros de ataque Apache, atualmente na sua versão mais moderna, o AH-64E. A empresa informa que atualmente existem cerca de 1.290 Apaches operando no mundo todo.
Fonte: Boeing
@FFO