Base Aérea de Campo Grande recebe a Reunião da Aviação de Transporte 2024. Devido à recente tragédia no estado do Rio Grande do Sul que destacou a força e a operacionalidade da Aviação de Transporte em missões humanitárias, a Base Aérea de Canoas redirecionou seus esforços para atender às necessidades emergenciais da região.
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na quarta-feira (07/08) a 31ª Reunião da Aviação de Transporte 2024 (RAT-2024), realizada na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que foi recebido pelo Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri.
A Aviação de Transporte da FAB é essencial para a integração e defesa do território nacional, realizando missões cruciais como assalto aeroterrestre e evacuações aeromédicas, que garantem a mobilidade das Forças Armadas. Suas unidades, distribuídas por várias Bases Aéreas no país, destacam-se pela rápida resposta em emergências, como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, evidenciando sua importância no suporte logístico e humanitário.
Com uma frota diversificada, constante modernização e rigoroso treinamento, a aviação de transporte da FAB simboliza camaradagem, dedicação e profissionalismo, sendo fundamental para a soberania e segurança do país.
Devido à recente tragédia no estado do Rio Grande do Sul (RS), que destacou a força e a operacionalidade da Aviação de Transporte em missões humanitárias, a Base Aérea de Canoas (BACO) redirecionou seus esforços para atender às necessidades emergenciais da região. Assim, a Base Aérea de Campo Grande foi designada para sediar a RAT-2024.
Atualmente, a FAB conta com 13 unidades de Aviação de Transporte distribuídas por todo o Brasil, operando aeronaves como KC-30, KC-390 Millennium, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom. Essas unidades estão estrategicamente sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF).
O evento de abertura foi marcado pelo espírito de dedicação e serviço, reunindo todas as unidades da Aviação na cidade de Campo Grande. Os Esquadrões entoaram seus gritos de guerra, reforçando a camaradagem e a união entre os militares.
O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic, falou sobre o sucesso das últimas Operações, parabenizou o trabalho incansável da Aviação de Transporte. “O espírito guerreiro, sempre em estado de alerta, mesmo em tempos de paz, permanecem com o mesmo comprometimento que teriam em guerra. Somos acionados diariamente para transportar, levando solidariedade e esperança, trazendo para segurança quem estavam em risco. A atuação enfatiza o preparo, a capacidade logística e a pronta resposta da Força Aérea frente às crises. Somos reflexos do legado deixado por nossos antecessores, mantendo histórias, vivendo as experiências e as oportunidades sobre o futuro da nossa criação. Integrantes firmes na missão de integrar o território nacional”, finalizou.
Um dos momentos mais simbólicos da cerimônia foi a entrega do troféu “Espírito RAT”, que representa a essência da camaradagem, dedicação e a chama eterna dos tripulantes da Aviação de Transporte. Este troféu possui grande importância, pois é passado ao representante da próxima localidade sede da reunião, garantindo a continuidade da história da aviação.
Fonte: FAB
@FFO