Tarang Shakti 2024: inédito REVO entre A330 MRTT da OTAN e Sukhoi Su-30MKI da Índia. Um Airbus A330 MRTT da Unidade Multinacional de Transporte e Reabastecimento em Voo da OTAN, ou Multinational Multirole Tanker Transport Unit (MMU), recentemente realizou o reabastecimento em voo (REVO) de caças Sukhoi Su-30 da Força Aérea Indiana (IAF). Foi a primeira missão envolvendo a MMU e caças de origem soviética.
A operação ocorreu durante uma missão do Tarang Shakti 2024, o maior exercício multinacional organizado pela Força Aérea Indiana. A edição deste ano reuniu nada menos que participantes de 28 países, sendo que 10 com aeronaves e 18 apenas com militares observadores. Entre as nações participantes com aeronaves estão a Alemanha, Austrália, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Reino Unido e Singapura.
O Tarang Shakti 2024 é dividido em duas fases, sendo a primeira realizada de 06/08 a 14/08 em Sulur, no sul do país. Nesta fase ocorrem as missões em voo envolvendo os meios aéreos de todos participantes. As surtidas envolveram vários tipos de aeronaves entre Eurofighter Typhoon, Rafale, Sukhoi Su-30MKI, F-18 Hornet, F-16 Fightning Falcon, Mirage 2000, SEPECAT Jaguar, LCA Tejas e MiG-29K, A330MRTT, A-400M, Boeing P-8I Poseidon, Embraer 145 AEW, helicópteros de ataque HAL Prachand, entre outros.
Foi justamente nesta etapa que ocorreu o inédito voo conjunto entre um A330MRTT da OTAN (designado KC-30M) e uma esquadrilha de caças multifuncionais Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana. Uma esquadrilha de Typhoon da Luftwaffe também participou da missão.
A segunda etapa do Tarang Shakti 2024 ocorre de 29/08 à 14/09 em Sulur, norte da Índia, próximo da fronteira com o Paquistão. Nesta etapa, apenas aeronaves da IAF estarão envolvidas nas operações em voo, que serão acompanhadas por observadores internacionais convidados. incluindo a Argentina, Arábia Saudita, Camboja, Chile, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Crisquistão, Egito, Filipinas, Itália, Malásia, Marrocos, Nepal, Oman, Sri Lanka, Tajiquistão e Vietnã.
Sediado na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda, a MMU é um Esquadrão multinacional formado pela Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo e Noruega. A Unidade estabelece que todos os participantes tem a sua disposição pelo menos 10 mil horas de voo por ano na frota de KC-30M, divididos de acordo com sua contribuição. Atualmente a frota da MMU conta com oito aeronaves.
@FFO