USAF e Boeing chegam a um acordo sobre o preço dos protótipos do E-7A Wedgetail. A USAF e a Boeing chegaram a um acordo financeiro para os dois protótipos rápidos do E-7A Wedgetail de Alerta Aéreo Antecipado (AEW). Com valor definido em aproximadamente US$ 2,6 bilhões, a Boeing deverá entregar os dois protótipos do E-7A operacionalmente representativos para a USAF.
O programa de prototipagem rápida do E-7A irá informar uma decisão de produção planejada prevista para o Ano Fiscal2026, sendo que os dois protótipos operacionalmente representativos deverão ser entregues no Ano Fiscal2028.
“Este acordo é uma vitória significativa, e abre caminho para garantir a capacidade avançada da USAF de rastrear e identificar alvos móveis nos próximos anos. É também um exemplo de nossa capacidade de alavancar e apoiar os investimentos dos nossos parceiros e aliados para alcançar nossos objetivos comuns de segurança”, disse Andrew Hunter, Secretário Assistente de Aquisições, Tecnologias e Logísticas da USAF.
O programa de prototipagem rápida integrará aos dois E-7A os sistemas de missão da USAF, permitindo compreender as suas necessidades, ao mesmo tempo garantindo a interoperabilidade com os parceiros da coalizão que já operam o Wedgetail.
A plataforma E-7A fornece gerenciamento avançado do campo de batalha aérea, comando e controle e capacidades de indicação de alvos móveis. Seu avançado radar multifuncional de matriz de varredura eletrônica (AESA) aprimora o gerenciamento do combate aérea, fornecendo melhor consciência situacional e permitindo cadeias de destruição de longo alcance.
Até a entrega dos primeiros E-7A operacionais, a USAF continuará contando com os E-3 Sentry AWACS, os quais tem sido mantidos e modernizados com esforço contínuo de acordo com a Estratégia de Defesa Nacional de 2022.
Fonte: USAF
@FFO