PC/SP apreende EMB-110 suspeito de ser usado para o tráfico de drogas. Uma operação da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PC/SP) apreendeu, na quarta-feira (07/08), um turboélice Embraer 110 Bandeirante que seria utilizado por organizações criminosas em operações aéreas ilícitas, incluindo tráfico de drogas. A ação ocorreu no Aeroporto do Campo de Marte, na capital paulista.
De acordo com o UOL, agentes do 30º Distrito Policial (Tatuapé) da PC/SP, apreenderam a aeronave durante o cumprimento de mandados de busca expedidos pela 2ª Vara De Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem De Bens e Valores da Capital. Segundo as investigações, o EMB-110 teria realizado inúmeros voos – nacionais e internacionais – transportando drogas.
O EMB-110, matrícula PT-OCW, de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), era operado pela Bimava Táxi Aéreo, empresa de propriedade do empresário Pablito Baena Castilho, suspeito de ter ligações com o PCC, de acordo com reportagem do UOL.
Segundo a Polícia Civil, Pablito teria adquirido o EMB-110 de um pedreiro, que não tinha condições de comprar a aeronave avaliada em R$ 5 milhões de reais, e que teria sido usado como laranja até o avião ser transferido para o CNPJ do empresário paulista.
A operação desta semana é o resultado de uma longa investigação que há mais de um ano rastreia os passos dos donos do avião e seus voos. Os detalhes do caso seguem em segredo de Justiça, mas a mídia divulgou que a Polícia Civil de SP ainda procura outras duas aeronaves que estariam a serviço de organizações criminosas.
@FFO