IAF autorização para produção de 200 mísseis Astra Mk.1. Para impulsionar as capacidades de fabricação de mísseis locais, a Força Aérea Indiana deu autorização à empresa do setor público Bharat Dynamics Limited para a produção de 200 mísseis ar-ar Astra Mark 1. Os mísseis Astra Mark1 foram desenvolvidos pela Organização Estatal de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) com a Bharat Dynamics como sua agência de produção.
O míssil BVR Astra MK-I é projetado e desenvolvido localmente pela DRDO, e passou por testes bem-sucedidos com caças Su-30MKI da IAF em diferentes configurações. O Ministério da Defesa observou ainda que, o DRDO concluiu toda a transferência de tecnologia para a Bharat Dynamics, que já está produzindo os mísseis em suas instalações em Bhanur, no sul do país.
A autorização de produção para o BDL foi dada durante uma visita do vice-chefe da Força Aérea Indiana, marechal do ar Ashutosh Dixit, a Hyderabad recentemente, disseram autoridades da Força Aérea Indiana (IAF).
“O vice-chefe da IAF visitou o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa do DRDO, sendo a agência de desenvolvimento dos mísseis Astra”, disse em nota a IAF.
“A aprovação para o projeto de mais de ₹ 2.900 crore foi concedida em 2022–23 pelo Conselho de Aquisição de Defesa e a liberação de produção foi dada para esse pedido agora, após a conclusão de todos os testes e desenvolvimentos”, disse o Ministério da Defesa.
A Força Aérea Indiana está ajudando muitos projetos nacionais de mísseis e três a quatro programas desse tipo estão quase concluídos, incluindo mísseis ar-terra. Os novos Astra Mk.1 irão, assim como os 400 anteriormente encomendados, equipar os Su-30MKI e HAL Tejas LCA da Força Aérea Indiana (IAF) e pelos MiG-29K da Marinha Indiana (IN).
O programa Astra está sendo desenvolvido gradualmente pelo DRDO e pela IAF, que agora planeja testar o Mark 2 com alcance de cerca de 130 km. Também há planos em andamento para testar e desenvolver um Astra de longo alcance com capacidade ofensiva de 300 km.
@CAS