Chegam os helicópteros Bell 505 Jet Ranger X para o Iraque. O Comando de Aviação do Exército Iraquiano (IAAC) deu um passo significativo na modernização de sua frota de asas rotativas com a entrega dos primeiros helicópteros de treinamento Bell 505 Jet Ranger X (JRX).
Os oficiais da Bell confirmaram esse marco no Farnborough International Airshow 2024. Essa entrega marca o início da aquisição pelo Iraque desses helicópteros de treinamento avançado, que devem desempenhar um papel crucial nos programas de treinamento de pilotos do IAAC. O Iraque se junta a uma lista crescente de clientes militares do Bell 505, incluindo Bahrein, Indonésia, Jamaica, Jordânia, Montenegro, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos (EAU). Notavelmente, as entregas de dez helicópteros Bell 505 para a Jordânia foram concluídas em 24 de julho de 2024. Além disso, a BAR Aviation Uganda opera o Bell 505 em uma capacidade parapública, destacando sua versatilidade e ampla adoção.
O Bell 505 Jet Ranger X é um helicóptero leve americano/canadense desenvolvido e fabricado pela Bell Helicopter. Foi revelado pela primeira vez no Paris Airshow de 2013 como Bell SLS (Short Light Single) antes de ser renomeado na HAI Heli-Expo em 2014. Desde sua certificação pela Transport Canada em dezembro de 2016, aproximadamente 500 unidades foram vendidas até 2023, com o helicóptero usado para fins pessoais, turísticos, policiais e de treinamento.
A produção do Bell 505 começou para valer em 2016 em uma instalação dedicada em Lafayette, Louisiana. O helicóptero foi projetado para atender às rigorosas demandas dos programas de treinamento de pilotos militares. Com mais de 100.000 horas de voo em mais de 55 países, o Bell 505 é reconhecido por sua confiabilidade e desempenho.
A introdução do Bell 505 na frota da IAAC significa um grande aprimoramento na capacidade do Iraque de treinar seus pilotos de asa rotativa de forma eficiente e segura. A tecnologia, a facilidade de manutenção e os baixos custos operacionais do Bell 505 o tornam uma plataforma ideal para treinamento militar. À medida que o Iraque continua a modernizar suas capacidades militares, o Bell 505 desempenhará um papel fundamental na preparação da próxima geração de combatentes da aviação para missões diversas e exigentes.
Em 2023, o Departamento de Estado dos EUA fez uma determinação aprovando uma possível Venda Militar Estrangeira ao Governo do Iraque de Suporte Logístico Contratado de Helicópteros Bell (CLS) e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 300 milhões. Esta notificação é para o suporte de manutenção combinado CLS e FSR para as seguintes aeronaves Bell: B407, B206B3, OH-58A/C Kiowa, UH-1 Huey II e B505.
@CAS