Zelenskiy apresentou oficialmente os primeiros caças F-16 da Ucrânia. Em uma cerimônia realizada ontem (04/08), em local não divulgado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, apresentou oficialmente os primeiros caças Lockheed Martin F-16 Fightning Falcon recebidos dos aliados ocidentais.
Realizado em uma Base da Força Aérea Ucraniana (UAF), o evento presidido por Zelenskiy contou com a presença de militares e um seleto grupo de convidados civis e de integrantes da mídia mundial. Dois caças F-16AM foram apresentados em solo parcialmente cobertos por redes de camuflagem, e outros dois que sobrevoaram e pousaram no local. Não foi divulgado quantos caças chegaram, nem qual Base Aérea eles ficarão sediados, particularmente porque a Rússia tem essas aeronaves como alvos de grande interesse.
“Os F-16 estão na Ucrânia. Nós conseguimos. Estou orgulhoso de nossos militares que estão dominando esses jatos e já começaram a usá-los em nosso país”, disse Zelenskiy em um local que as autoridades pediram para não divulgar a localização por razões de segurança. O presidente também agradeceu os aliados da Ucrânia — especialmente Dinamarca, Holanda e Estados Unidos — que ajudaram a tornar esse momento possível após longa negociação.
Embora a chegada dos primeiros jatos ocidentais seja um marco para a Ucrânia, levará vários anos até que os militares da UAF adquiram total conhecimento desta máquina para explorar todas as suas capacidades em combate. A medida que expandem as suas capacidades de missão, os F-16 da UAF gradualmente fornecerão defesa aérea vital em todo o território nacional.
As imagens mostraram que os F-16 ucranianos estavam armados com mísseis AIM-9M e AIM-120 AMRAAM, ressaltando a sua função inicial de defesa aérea. Por se tratar de um caça padrão OTAN, a UAF poderá receber novos tipos de munições ocidentais de ataque ao solo para seus novos jatos, como as munições JDAM-ER, GBU-39/B e ADM-160 (MALD), já utilizadas pela Ucrânia.
Os pilotos de F-16 ucranianos utilizarão capacetes do tipo Joint Helmet Mounting Cueing Systems (JHMCS), que incorporam sistemas de mira para mísseis AIM-9X e fornecem grande consciência situacional em combate.
Recebidos da Dinamarca, os F-16 da UAF são equipados com Pylon Integrated Dispensing System Plus (PIDS+) que podem receber um avançado sistema de autoproteção é composto por sensores de alerta de aproximação de mísseis para detectar ameaças, além de dispensadores de flares e chaffs. Recursos de alerta de radar e receptor de homing, fornecem aos pilotos alta consciência situacional de ameaças.
Finalmente a Ucrânia colocou as mãos no tão desejado F-16. Agora só o tempo e a necessidade fará os militares da UAF experientes usuários do caça ocidental, que atrairá toda a atenção dos russos, que farão de tudo para por as mãos neles e usá-los como troféu contra a OTAN e seus inimigos do ocidente.
@FFO