Novo Brasília para a FAU. Procedente do Aeroporto Internacional de Providenciales (PLS/MBPV) na ilha caribenha de Grand Turk & Caicos, com escalas em Port of Spain e Manaus–AM, chegou ao Aeroporto de Campo Grande — Estância de Santa Maria (SSKG) em Campo Grande–MS, o Embraer EMB-120 Brasília ex-VQ-TEL (S/N 120273), já rematriculado como FAU 551. A aeronave é mais novo Brasília da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU).
A aeronave que pertencia à frota da Inter Caribbean, tendo voado antes na Norte-Americana ASA, possui 31 anos de atividade. Após um voo sem novidades, a aeronave será submetida a um completo Check C, pintada nas cores da FAU e reforçados alguns itens referentes a pressurização, tarefas que serão efetivadas pela empresa brasileira ATM — especialista em manutenção de modelos clássicos da Embraer e que buscou esta aeronave para a FAU.
Os trabalhos no FAU 551 estão previstos para serem concluídos até meados de dezembro de 2024, quando o outro Brasília da FAU, o 550 (S/N120089), adquirido usado em 1999, chegará a Campo Grande para iniciar inspeção similar, atividade periodicamente realiza pela empresa sul mato-grossense.
O EMB-120 Brasília na FAU tem sido um turboélice multipropósito, utilizado para transporte de autoridades, delegações militares, culturais e esportivas, doentes para serem operados em outros países do Cone sul, repatriação de acidentados, etc. Ele serve no Esquadrão Aéreo nº 3 (Transporte) da Fuerza Aérea Uruguaya.
Texto Javier Bonilla.
@CAS