Projeto FLRAA do US Army avança para próxima etapa de desenvolvimento. O projeto do Future Long Range Assault Aircraft (FLRAA) do Exército dos Estados Unidos entrou na fase de desenvolvimento, após a recente aprovação do Milestone B do Memorando de Decisão de Aquisição. Esta é mais uma importante etapa do alcançada pelo programa Future Vertical Lift do US Army.
Em junho, o Conselho de Revisão de Compras de Sistemas do Exército (ASARC) revisou a viabilidade, riscos de engenharia, detalhes da produção, sustentação e custo do projeto FLRAA, aprovando o avanço de fase do programa. Com a obtenção do Milestone B, o Exército aprovou que o projeto entre na fase de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação (EMD).
Estimado em US$ 70 bilhões, o FLRAA tem como principal contratada a Bell Textron, que desenvolve a futura aeronave de longo alcance V-280 Valor, cujo voo inaugural está previsto para 2026 e a Produção Inicial de Baixa Taxa iniciada para 2028. A entrada em operação das primeiras unidades deverá ocorrer a partir de 2030.
O FLRAA tem a grande responsabilidade de substituir cerca de dois mil helicópteros H-60 Black Hawk da atual frota do Exército Americano. Ele deverá ser capaz de realizar missões de assalto e Evacuação Aeromédica (MEDEVAC), entre outras, com mais velocidade, alcance ampliado e maior resistência.
Com as capacidades do FLRAA, o US Army espera expandir sua profundidade no campo de batalha, conduzindo missões de assalto e convergir com as forças terrestres em distâncias maiores. O alcance inerente da futura aeronave e as suas capacidades de standoff garantirão o sucesso da missão por meio de manobras táticas e estratégicas, afirma o Comando de Aviação do Exército dos EUA.
Fonte: US Army
@FFO