Novo modelo de drone militar russo capturado pelos ucranianos. A Rússia está utilizando um novo drone multifuncional de longo alcance em missões na ucraniano. Chamado de Gerbera, o drone estaria sendo usado em operações de vigilância, reconhecimento e ataque, atuando em conjunto com os drones iranianos Shahed e Geran, amplamente utilizado pelos russos.
Na semana passada surgiram as primeiras imagens do Gerbera na Ucrânia, depois que um deles aparentemente foi capturado na região de Kiev em 24 de julho. O drone estava sem ogiva, indicando que não estava em missão de ataque. Com cerca de dois metros de envergadura e design de asa em delta, o Gerbera é impulsionado por um um motor a combustão.
Um oficial ucraniano disse nas redes sociais que a Rússia estaria usando o novo drone como “isca” para distrair os sistemas de defesa aérea ucranianos. O militar disse ainda que eles estariam atuando em “enxames” com várias aeronaves, o que não foi confirmado. Há informações que o Gerbera pode ser usado em “ataques kamikaze”.
Uma reportagem de um site russo chamado Falcões de Stalin afirma que a ataque do Gerbera é guiado por um operador através de imagens da câmera interna da aeronave, o que limitaria o seu alcance à “linha de visada”. A utilização de estações repetidoras em solo (ou em outro drone em voo) poderia ampliar o raio de operação do Gerbera, apesar das implicações técnicas deste tipo de arquitetura.
O drone capturado em Kiev na semana passada estava equipado com duas antenas de celular 3G/4G, modem com cartão SIM conectados à rede de telefonia móvel ucraniana. Esta configuração poderia servir como canal alternativo de comunicação para garantir a conexão com o operador em alguns momentos do voo.
Supõe-se que o Gerbera possa ser previamente programado para realizar uma rota pré-determinada, sem a necessidade de intervenção do operador. A câmera frontal serviria para reconhecimento e busca de alvos adicionais na rota. Essas informações não são transmitidas em tempo real, e só podem ser acessadas quando o drone retornar.
Especialistas sugerem que o Gerbera foi desenvolvido pela empresa Gastello Design Bureau, e que sua linha de montagem seria a fábrica de drones de Geran, na Yelabuga, região sudeste do Tartaristão.
Não está claro há quanto tempo a Rússia utiliza o Gerbera, uma vez que ele tem perfil similar ao iraniano Geran. No entanto, o fato de apenas um exemplar ter sido capturado até agora, sugere que o Gerbera é uma adição bastante recente ao arsenal russo. Novas informações sobre a capacidade do novo drone surgirão após os ucranianos analisarem a a aeronave capturada.
@FFO