EUA e Holanda assinam LOA para aquisição de mísseis JASSM-ER. A Holanda assinou uma carta de oferta e aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance) com os Estados Unidos para a aquisição de armas Lockheed Martin AGM-158B Joint Air-To-Surface Stand-off Missile — Extended Range (JASSM-ER).
O acordo foi anunciado pelo fabricante americano em 29 de julho. A LOA é para um número não revelado de mísseis de cruzeiro que serão integrados a frota de aeronaves Lockheed Martin F-35A Lightning II da Força Aérea Real Holandesa (RNLAF — Royal Netherlands Air Force).
As notícias da LOA surgiram seis meses após o Departamento de Estado dos EUA aprovar, em fevereiro deste ano, a venda de 128 mísseis JASSM-ER para a Holanda por um valor estimado de US$ 908 milhões. Isso fazia parte de um pacote mais amplo de mísseis que também incluí 386 mísseis Lockheed Martin AGM-114R2 Hellfire II para os helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian da RNLAF e veículos aéreos não tripulados (UAVs) General Atomics MQ-9A Reaper.
O JASSM é uma arma furtiva de última geração que usa o sistema de navegação inercial/unidade GPS desenvolvido para as bombas guiadas Joint Direct Attack Munition (JDAM) e Joint Stand-off Weapon (JSOW) para orientação em meio curso, com altitude de cruzeiro de alto ou baixo nível (até cerca de 1.600 pés).
A fase terminal do JASSM usa um mergulho íngreme em direção ao alvo usando um buscador de infravermelho de imagem (IIR) antes da penetração e da ogiva de fragmentação de explosão detonar. O alcance do JASSM é listado como estimado em 370 km, enquanto o JASSM-ER e de quase 1.000 km, por meio da adição de um novo motor turbofan e combustível adicional.
“Estamos honrados em fazer parceria com o Governo dos EUA para fornecer às Forças Armadas da Holanda um sistema de armas comprovado em combate e eficaz em missões para atender às suas necessidades de defesa estratégica em constante evolução”, disse Scott Redmerski, diretor do programa JASSM na Lockheed Martin Missiles and Fire Control.
O AGM-158 JASSM tem mais de 20 anos de emprego na USAF, fornecendo capacidades contínuas significativas de engajamento de longo alcance e precisão para missões ar-solo. O sistema de armas comprovado em combate e eficaz em missões é projetado para destruir alvos de alto valor e bem defendidos a partir de um alcance de distanciamento significativo, mantendo as tripulações aéreas bem fora do perigo de sistemas de defesa aérea hostis sem comprometer a letalidade ou o alcance.
@CAS