Primeira missão internacional do Boeing 767 israelense “Asas de Sião”. O Primeiro-Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recentemente viajou para os Estados Unidos a bordo do novo avião presidencial da Força Aérea de Israel (IAF). Foi a primeira missão internacional do Boeing 767-300ER batizado “Kanaf Zion” (Asas de Sião).
Entre os dias 22 e 27 de julho, o Primeiro-Ministro Netanyahu utilizou o novo Boeing 767-300ER da IAF, matrícula 4X-ISR “Asas de Sião”, para uma visita oficial à Washington D.C. e West Palm Beach, na Flórida.
Em 2014, o governo israelense comprou o B767 da companhia Qantas Airways, onde voava sob a matrícula VH-OGV (c/n 30186). Em 2016 a Israel Aerospace Industries (IAI) iniciou a conversão da aeronave, em um processo concluído em 2019.
A aeronave recebeu uma configuração interna VIP com vários ambientes distintos, sistemas de autoproteção, equipamentos de comunicação segura, entre outras modificações particulares para cumprir a missão especial. A entrada em serviço foi adiada por alguns anos devido a pandemia do COVID-19, cortes orçamentários e estratégias de governo.
Conforme noticiamos em 2020, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu congelou a entrada do novo avião devido as críticas públicas sobre o alto custo do projeto, estimado em aproximadamente € 213 milhões.
@FFO