EUA autoriza venda de bombas GBU-53/B para equipar F-35A da Bélgica. O Departamento de Estado dos EUA notificou o Congresso em 25/07 sobre a autorização de uma possível venda para a Bélgica de até 196 bombas planadoras de precisão GBU-53/B. Elas serão destinadas à equipar os novos caças furtivos Lockheed Martin F-35A Lightning II da Força Aérea Belga (BAF).
De acordo com o comunicado da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), o contrato de US$ 115 milhões tem como principal fornecer o a empresa RTX Corporation, com sede em Arlington, Virgínia. O acordo inclui além das 196 bombas, sistemas de treinamento para carregamento de armas (WLCT), componentes, suporte técnico e logístico, transporte, além do treinamento dos militares belgas.
“Esta proposta de venda apoiará a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos e de um aliado da OTAN, que é uma força para a estabilidade política e o progresso económico na Europa (…) A venda proposta aumentará a capacidade da Bélgica de enfrentar ameaças atuais e futuras, mantendo a sua frota de F-35 pronta para o combate e dissuasão contra ameaças regionais. A Bélgica não terá dificuldade em incorporar estes itens e serviços nas suas forças armadas”, afirmou o DSCA em comunicado.
Produzida pela Raytheon, a GBU-53/B é uma bomba inteligente de precisão capaz de planar por mais de 70 quilômetros destinada a destruir alvos fortificados como veículos blindados. Designada pela USAF como Bomba de Pequeno Diâmetro Versão II (SDB II), é um sistema que possui um sistema de busca infravermelho e radar que pode ser lançado de uma plataforma que não é necessariamente aquela que irá controlar a sua trajetória.
@FFO