Força Aérea Peruana deverá comprar novos helicópteros SAR. A Força Aérea Peruana (FAP) deverá adquirir até 12 novos helicópteros sob o projeto de modernização e recuperação da frota de Busca e Resgate (SAR). Três modelos foram avaliados no ano passado, o Leonardo AW139M, o Airbus H145M e o Bell 412.
Apesar das avaliações, o projeto não foi concluído devido à falta de orçamento do governo federal. Recentemente, a FAP retomou o processo que foi dividido em dois lotes de seis aeronaves, para melhor viabilizar a futura compra e garantir uma transição ordenada durante o processo de modernização da frota.
A informação foi divulgada pelo Comandante da FAP, General Carlos Chávez Cateriano, em entrevista ao Pucará Defensa, que demonstrou otimismo no avanço do processo de aquisição dessas aeronaves tão importantes para país.
“O Peru tem uma geografia muito variada e enfrentamos constantemente deslizamentos de terras, inundações e terremotos. Esses helicópteros são cruciais para as nossas operações humanitárias”, afirmou o Oficial General.
Atualmente, a FAP reúne os seus helicópteros em três Esquadrões subordinados ao Grupo Aéreo N°3. O Esquadrão de Helicópteros 315 opera com MBB Bo105LSA, o Esquadrão de Helicópteros 332 com os Bell 212 e o Esquadrão de Helicópteros 341 com aeronaves pesadas de origem russa Mi-8MTV-1/Mi-17-1V/Mi-171Sh/Mi-171Sh-P.
Os três modelos de aeronaves bimotoras avaliadas pela FAP são:
Leonardo AW-139M é um helicóptero de médio porte, com alta capacidade de carga útil, grande velocidade e alcance. Oferece uma cabine espaçosa e versátil que pode ser configurada para múltiplas missões, desde transporte de pessoas, carga, resgate e evacuação aeromédica.
Airbus H145M é um helicóptero versátil projetado para operações em condições extremas como grandes variações de temperaturas e altas altitudes elevadas. Essas características aliadas a fácil manutenção fazem dele uma excelente opção para missões de busca e salvamento.
Bell 412 é uma aeronave de médio porte, conhecido por sua robustez e confiabilidade. Com cabine espaçosa e capacidade para transportar até 14 passageiros, é ideal para operações de resgate e transporte de pessoal e cargas.
@FFO