ANAC certificou drone Nauru 500C ISR para operações noturnas. O drone Nauru 500C ISR, produzido pela empresa brasileira Xmobots, recentemente recebeu o Certificado de Autorização de Voo Noturno emitido pela Agência Nacional de Avião Civil (ANAC). Foi a primeira certificação deste tipo emitida no país.
O Nauru 500C ISR é um drone desenvolvido para missões de monitoramento, inteligência, vigilância e reconhecimento. Ele tem alcance de até 60 km em voo Além do Alcance Visual (BVLOS) voando em uma altitude de 400 pés (120 metros). Esta certificação para operações noturnas amplia ainda mais as opções no desenvolvimento de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas da Xmobots.
“Mais uma vez, estamos à frente dessa certificação, sendo a primeira empresa a obter a aprovação para esse projeto. Isso mostra o nosso compromisso com o mercado e em estar sempre atualizado com relação às principais tecnologias existentes. Continuaremos a expandir o escopo operacional das nossas tecnologias para missões cada vez mais importantes”, ressaltou o fundador e CEO, Giovani Amianti.
Como a certificação noturna, os clientes da área de Defesa e Segurança Pública e Privada poderão ampliar a janela operacional em missões de monitoramento e vigilância, e agronegócio terá maior suporte aéreo no combate a incêndios florestais, por exemplo.
Para emitir a certificação, a ANAC exigiu que o Nauru 500C ISR tenha sistema adequado de iluminação, navegação e anticolisão em diferentes situações de voo, que incluem emergências ou medidas de segurança em possíveis casos de falha. A aeronave recebeu certificação para voos diurnos em 2022.
“Fizemos uma modificação no projeto já autorizado na ANAC, o que gerou uma atualização na Design Authorization Data Sheet, permitindo voos noturnos a partir da adição do sistema de luzes de navegação. Agora, para cada número de série que passar pela modificação, será emitido um novo Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER), que representa a conformidade com a nova configuração do projeto autorizado”, explicou o Especialista de Certificação de Produto da Xmobots, Décio Gomes Palhas Jr.
Para receber a aprovação da ANAC, o Nauru 500C ISR passou por diversos voos noturnos de testes simulando operações reais.
“O principal requisito trabalhado foi a adequação do sistema de navegação ao manter o piloto com a consciência situacional adequada para a operação em ambiente noturno, além de ensaios relacionados à visibilidade do equipamento, tanto envolvendo a perceptibilidade entre piloto remoto e o drone, como também avaliações no sentido de eventual transgressão de um espaço aéreo segregado por uma aeronave tripulada”, reforçou Décio Gomes Palhas Jr.
@FFO