• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Pentágono alerta que ICBM com ogivas nucleares da Coreia do Norte poderiam alcançar os EUA

27 de julho de 2024
Pentágono alerta que ICBM com ogivas nucleares da Coreia do Norte poderiam alcançar os EUA.
Pentágono alerta que ICBM com ogivas nucleares da Coreia do Norte poderiam alcançar os EUA.

Pentágono alerta que ICBM com ogivas nucleares da Coreia do Norte poderiam alcançar os EUA. A costa oeste dos Estado Unidos está ao alcance dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) com uma ogivas nucleares, lançados pela Coreia do Norte. A informação foi divulgada recentemente pelo Chefe do Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD), citando o setor de inteligência do Pentágono.

“Nossa avaliação é que eles têm a capacidade de disparar uma arma nuclear KN-08 com um [lançador móvel] a partir do seu território”, disse o Chefe do NORAD e do Comando Norte dos EUA, Almirante William Gortney, em uma coletiva de imprensa realizada na semana passada. “Estamos muito preocupados com a natureza móvel do KN-08. Perdemos nossa capacidade de obter a indicação de que algo pode ocorrer e, claro, a natureza imprevisível do regime que está lá.”

O Pentágono tem duas preocupações principais: a mobilidade do lançamento do KN-08 a partir de plataformas móveis e a possibilidade do ICBM conter ogivas nucleares. Ao contrário de outros ICBM da Coreia do Norte que são disparados de locais fixos, “a mobilidade realmente nos dificulta de detectar, engajar e neutralizar os alvos móveis”, disse o Oficial-General.

As declarações do Almirante Gortney sobre a capacidade do KN-08 são as mais contundentes feitas por uma autoridade americana sobre a capacidade do sistema lançador norte-coreano, que surgiu pela primeira vez em um desfile militar em Pyongyang em 2012.

Por outro lado, analistas estão divididos sobre a real capacidade do sistema divulgada pela Coreia do Norte. “Um desfile é sempre uma demonstração de força, com a intenção de transmitir uma mensagem. É também um cenário perfeito para espalhar desinformação”, dizia um relatório de 2014 do Korean Asian Institute for Policy Studies. “Vários detalhes visíveis em cada modelo do KN-08 indicam que os projetistas tinham apenas experiência limitada sobre como um míssil real funciona e como ele é operado”, informou o relatório.

Quando questionado especificamente sobre o KN-08 em outubro, o Comandante das Forças Armadas dos EUA na Coreia do Sul, General Curtis Scaparrotti, indicou que o míssil poderia ter essa capacidade, mas não estava convencido de sua eficácia. “Preciso assumir que eles têm a capacidade de montá-lo, mas não vimos testes. E como você sabe, para algo que é complexo, sem ser testado, a probabilidade de ser eficaz é muito baixa”, disse o General Scaparrotti em uma entrevista coletiva no Pentágono.

No mês de abril, o Almirante Gortney disse que avaliações de inteligência indicaram que a capacidade do ICBM KN-08 estava mais sólida do que quando ele assumiu o cargo no NORAD, há cerca de quatro meses.

Mesmo com o alto grau de dificuldade de interceptar o míssil, o Chefe do NORAD disse estar confiante de que as defesas anti-ICBM dos EUA poderiam destruir os mísseis norte-coreanos. “Dito isso, se um deles voar em nossa direção estou confiante de que seremos capazes de derrubá-lo”, afirmou o Almirante.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login