Pentágono alerta que ICBM com ogivas nucleares da Coreia do Norte poderiam alcançar os EUA. A costa oeste dos Estado Unidos está ao alcance dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) com uma ogivas nucleares, lançados pela Coreia do Norte. A informação foi divulgada recentemente pelo Chefe do Comando de Defesa Aérea da América do Norte (NORAD), citando o setor de inteligência do Pentágono.
“Nossa avaliação é que eles têm a capacidade de disparar uma arma nuclear KN-08 com um [lançador móvel] a partir do seu território”, disse o Chefe do NORAD e do Comando Norte dos EUA, Almirante William Gortney, em uma coletiva de imprensa realizada na semana passada. “Estamos muito preocupados com a natureza móvel do KN-08. Perdemos nossa capacidade de obter a indicação de que algo pode ocorrer e, claro, a natureza imprevisível do regime que está lá.”
O Pentágono tem duas preocupações principais: a mobilidade do lançamento do KN-08 a partir de plataformas móveis e a possibilidade do ICBM conter ogivas nucleares. Ao contrário de outros ICBM da Coreia do Norte que são disparados de locais fixos, “a mobilidade realmente nos dificulta de detectar, engajar e neutralizar os alvos móveis”, disse o Oficial-General.
As declarações do Almirante Gortney sobre a capacidade do KN-08 são as mais contundentes feitas por uma autoridade americana sobre a capacidade do sistema lançador norte-coreano, que surgiu pela primeira vez em um desfile militar em Pyongyang em 2012.
Por outro lado, analistas estão divididos sobre a real capacidade do sistema divulgada pela Coreia do Norte. “Um desfile é sempre uma demonstração de força, com a intenção de transmitir uma mensagem. É também um cenário perfeito para espalhar desinformação”, dizia um relatório de 2014 do Korean Asian Institute for Policy Studies. “Vários detalhes visíveis em cada modelo do KN-08 indicam que os projetistas tinham apenas experiência limitada sobre como um míssil real funciona e como ele é operado”, informou o relatório.
Quando questionado especificamente sobre o KN-08 em outubro, o Comandante das Forças Armadas dos EUA na Coreia do Sul, General Curtis Scaparrotti, indicou que o míssil poderia ter essa capacidade, mas não estava convencido de sua eficácia. “Preciso assumir que eles têm a capacidade de montá-lo, mas não vimos testes. E como você sabe, para algo que é complexo, sem ser testado, a probabilidade de ser eficaz é muito baixa”, disse o General Scaparrotti em uma entrevista coletiva no Pentágono.
No mês de abril, o Almirante Gortney disse que avaliações de inteligência indicaram que a capacidade do ICBM KN-08 estava mais sólida do que quando ele assumiu o cargo no NORAD, há cerca de quatro meses.
Mesmo com o alto grau de dificuldade de interceptar o míssil, o Chefe do NORAD disse estar confiante de que as defesas anti-ICBM dos EUA poderiam destruir os mísseis norte-coreanos. “Dito isso, se um deles voar em nossa direção estou confiante de que seremos capazes de derrubá-lo”, afirmou o Almirante.
@FFO