Piloto morre em acidente com M-346 da Força Aérea Polonesa. Um jato de treinamento avançado Leonardo M-346 “Bielik” da Força Aérea Polonesa (PAF) caiu hoje (12/07), durante o ensaio para uma apresentação que faria durante o evento do 30º aniversário da Brigada de Aviação Naval de Gdynia Babich-Doły. O piloto, Major Robert “Killer” Jeł, morreu no acidente.
A aeronave fazia parte da Equipe de Demonstração M-346, criada no ano passado pela PAF. Os pilotos da equipe acrobática são o Major Adrian “Chudy” Chudziński e o falecido Major Robert “Killer” Jeł, ambos experientes instrutores de “Bielik” na Academia da Força Aérea em Dęblin.
Imagens do acidente circularam nas redes sociais, e mostram que o jato colidiu violentamente contra o solo. Aparentemente, o Major Robert não teria comandado a ejeção.
“Não fazemos acrobacias com estas aeronaves diariamente. Fazemos isso eventualmente, pela paixão por voar. Isso nos dá muita alegria e diversão, e se pudermos fazer a alegria dos outros com elas, alcançamos o pico dos nossos sonhos”, disse o Major Robert Jeł em um post publicado no site da PAF.
A missão primária dos “Bielik” no 41º Esquadrão de Treinamento é formar os futuros pilotos poloneses de F-16 e F-35. Nas suas apresentações, o voo da Equipe de Demonstração M-346A dura cerca de 10 minutos, demonstrando toda a capacidade, potência e agilidade do jato produzido pela italiana Leonardo.
Em fevereiro de 2014, a Polônia encomendou 16 jatos Leonardo M-346 como o sucessor do lendário avião de treinamento TS-11 Iskra. Designados localmente como “Bielik”, os M-346 poloneses são matriculados entre 7701 e 7716. Não se sabe qual aeronave foi perdida neste trágico acidente.
@FFO