Saab Gripen E é o preferido pela Força Aérea Tailandesa para substituir os antigos F-16A. O Comandante da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF), Marechal-do-Ar Phanphakdee Phattanakul, entregou ao Ministério da Defesa um estudo onde indica a preferência pelos jatos suecos Saab Gripen E, em vez dos americanos Lockheed Martin F-16V Block 70 para o projeto do Caça Multifunção (MRF).
Uma reportagem do jornal The Bangkok Post, informou que a partir de agora, a decisão final fiará sob a gerência do Ministro da Defesa, Sutin Klungsang, e do Primeiro-Ministro, Srettha Thavisin.
Na quarta-feira (10/07), o Oficial-General foi ao parlamento explicar ao comitê da Câmara o Plano de Investimentos da RTAF, responsável pelo projeto de lei orçamentária do ano fiscal de 2025.
Questionado sobre o progresso no plano de aquisição dos novos caças, o ACM Phanphakdee respondeu que o assunto foi tratado em uma reunião na terça-feira com o ministro Sutin. O Comandante da RTAF explicou aos legisladores o processo de seleção, os prós e os contras dos caças da Saab e da Lockheed Martin.
A decisão final será tomada pelo primeiro-ministro, e somente após este anúncio os detalhes do processo serão tornados públicos, disse o chefe da força aérea. Através do projeto MRF, a RTAF busca um substituto de 12 envelhecidos F-16A, em um processo que está sendo alvo do lobby de suecos e americanos.
O ministro Sutin deverá viajar aos Estados Unidos a convite do Secretário de Defesa, Lloyd Austin. Na semana passada, o ministro Sutin foi informado pelo embaixador dos EUA na Tailândia, sobre uma proposta de empréstimo que permitira a RTAF adquirir mais F-16, mas ele disse que a alta taxa de juros o preocupava.
@FFO