França estaria comprando jatos Saab Globaleye AEW&C. O Comando da Força Aérea e Espacial Francesa ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), estaria negociando a compra de um lote de aeronaves Saab GlobalEye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle Aerotransportado (AEW&C).
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10/07) pelo site Intelligence Online. Os novos jatos chegaria para substituir a envelhecida frota de antigos Boeing E-3F Sentry AWACS, que atualmente compõem a frota de vigilância da AAF.
A assinatura do contrato estaria perto de ocorrer, o que significará a consolidação de acordos firmados durante a visita do presidente francês à Suécia no início desse ano. A compra do GlobalEye seria apenas um dos projetos de cooperação mútua em defesa, que envolve ainda a participação sueca no programa francês do Future Air Combat System (SCAF), entre outros programas.
Essas conversas destacam uma visão compartilhada entre a França e a Suécia sobre estratégias de defesa e cooperação industrial na Europa, refletindo os interesses de ambas as nações em aumentar seu poder militar por meio de parcerias.
O GlobalEye é uma plataforma AEW&C (Airborne Early Warning and Control) baseada no jato executivo de longo alcance Bombardier Global 6000. É equipado com um radar de abertura sintética com antena ativa Erieye montado sobre a fuselagem, cujo raio de ação efetivo é superior a 550 quilômetros (340 milhas).
O radar Erieye Extended Range fornece ao GlobalEye uma grande capacidade de vigilância aérea e de superfície, cujas informações são enviadas em tempo real para unidades de comando em terra ou para outras aeronaves. Com isso, a plataforma AEW&C da Saab fornece uma total consciência situacional do ambiente de combate, além da detecção antecipada de ameaças.
@FFO