Primeiros CF-18 Hornet da RCAF modernizados atingem a IOC. A Força Aérea Real Canadense (RCAF) divulgou em 09/07 que os seis primeiros Boeing CF-18 Hornet atualizados sob o Projeto de Extensão Hornet (HEP) atingiram a Capacidade Operacional Inicial (IOC). As aeronaves são operadas pela 3ª Ala Aérea, sediada na Base Aérea de Bagotville.
Lançado em 2020, o CF-18 HEP envolve a atualização de até 84 Hornets. Eles passarão pela modernização de sistemas Identificação de Amigo ou Inimigo (IFF), equipamento de rádio tático com Datalink 16, computador e software da missão, pods de mira, dispositivos de visão noturna entre outras melhorias.
Uma segunda etapa mais abrangente do CF-18 HEP envolve a atualização de apenas 36 Hornets, que serão equipados com melhorias significativas de sistemas de planejamento de missão e simuladores, além da capacidade de utilização de novos mísseis ar-ar de curto e médio alcance além de um novo radar de varredura eletrônica ativa AESA Raytheon APG-79(V)4.
A previsão é que os CF-18 HEP alcancem a Capacidade Operacional Total (FOC) em março de 2026. A modernização permitirá que os Hornets permaneçam em operação até 2032, quando os novos CF-35 Lightining II encomendados pela RCAF estejam totalmente operacionais.
“Isso fornece novas capacidades à frota CF-18, permitindo que ela contribua para missões nacionais e internacionais à medida que fazemos a transição para a nova aeronave de caça [Lockheed Martin] CF-35”, informou a RCAF.
Lembrando que no ano passado o Canadá assinou a compra de 88 Lockheed Martin F-35A Lightning II (desinganção canadense CF-35), com os primeiros exemplares chegando em 2026.
@FFO