Rússia ataca bases ucranianas que poderão receber unidades de caças F-16. Nas últimas semanas está sendo observado um incremento de ataques das Forças Armadas Russas contra Bases Aéreas na Ucrânia elegíveis para receber os caças F-16 que futuramente serão doados pela Dinamarca, Holanda e Suécia.
Em uma entrevista à Reuters, o comandante da Marinha Ucraniana, Oleksii Neizhpapa, afirmou que a chegada iminente dos caças F-16 promete alterar significativamente o equilíbrio de poder no Mar Negro. Segundo o Oficial, “essas aeronaves dcom os armamentos certos serão capazes de afastar aviões de guerra russos. A parte noroeste do Mar Negro, particularmente o corredor para navios civis, estará quase 100% segura.”
Coincidência – ou não – , especialistas tem observado que os russos estão utilizado armas guiadas, como mísseis de cruzeiro e balísticos, para atingir vários aeródromos e bases aéreas localizadas nas regiões de Myrhorod, Poltava e Kryvyi Rih, no interior da Ucrânia. Recentemente noticiamos uma ação conjunta entre drones e mísseis balísticos Iskander, os russos atingiram pelo menos seis caças Sukhoi Su-27 da Força Aérea Ucraniana estacionados na Base Aérea de Myrhorod, localizada no oblast de Poltava.
Este e outros ataques ascenderam a luz de alerta sobre a operação e, especialmente a proteção, dos F-16 em solo ucraniano. Especialista chamam a atenção que a UAF terá que se preocupar especialmente com a proteção destas aeronaves e suas instalações, equipando as Bases Aéreas com sistemas e radares para detecção prévia de ataques.
@FFO