F-16C da USAF recebe camuflagem para celebrar os F-117 Nighthawk. O 8º Esquadrão de Caça (8th FS) “Black Sheep” da USAF, sediado na Base Aérea de Holloman, Novo México (EUA), aplicou uma pintura especial em um dos seus F-16 Viper. O caça recebeu uma camuflagem em preto fosco, padrão utilizado nos caça-bombardeiros furtivos F-117 Nighthawk.
Atualmente o 8th FS é um Esquadrão de treinamento F-16, mas entre 1992 e 2008 ele operou o icônico F-117, primeiro jato furtivo da história. Para celebrar esse importante capítulo da sua história, o “Black Sheep” (Ovelha Negra) escolheu o F-16C USAF 88-0517 para receber a vistosa pintura.
“Decidimos destacar uma faceta única da nossa história que se alinha perfeitamente com a identidade da nossa unidade”, disse o Maj. Daniel Thompson, piloto-instrutor do 8th FS, em comunicado à imprensa.
Desenvolvido no final da década de 1970 pela divisão Skunk Works da Lockheed, o ultrassecreto do F-117 foi projetado principalmente para missões de profundidade em áreas de alta densidade de defesas antiaéreas. Seu design furtivo o deixa invisível à detecção dos radares inimigos e, aliado ao seu armamento de alta precisão o fazia um vetor de altíssima capacidade.
Apresentado oficialmente em 1988, o F-117 Nighthawk estreou em missão durante a operação no Panamá em 1989. Dois anos depois, o jato furtivo mostrou a sua alta capacidade nas milhares de missões bem sucedidas realizada durante a Operação Tempestade no Deserto no Iraque. Até a sua aposentadoria em 2008, o F-117 participou de inúmera missões reais pelo mundo, se tornando símbolo de precisão e capacidade aérea dos Estados Unidos.
Atualmente, alguns F-117 são utilizados desde 2020 como aeronaves agressoras para treinamento de pilotos de caça da USAF em exercícios de larga escala, como Red Flag e Sentry Savannah. Estima-se que cerca de 45 Nighthawks podem ser utilizados nessas missões de treinamento.
“O esquema de pintura do F-117 preserva e honra o legado do 8º Esquadrão de Caça de 1992 a 2008 e promove um senso de orgulho e continuidade, reforçando a identidade e as tradições da unidade”, disse Martha Whipple, historiadora da 49ª Ala de Holloman, em um comunicado. “Este esquema de pintura faz a ponte entre o passado e o presente, educando as novas gerações de mantenedores e pilotos sobre a história do Black Sheep.”
O 8º Esquadrão de Caça “Black Sheep” teve grande importância no Teatro do Pacífico na Segunda Guerra Mundial, utilizando caças P-40, P-47, P-38 e P-51. Desde então, a Unidade carrega o símbolo da Ovelha Negra. O 8th FS utilizará o F-16C #517 preto em missões de rotina e em shows aéreos.
@FFO