Museu da LAP no Paraguai. O Museu de História das Linhas Aéreas Paraguaias (LAP), localizado na cidade de Loma Grande, departamento de Cordilheira, no Paraguai, recentemente recebeu da Secretaria Nacional de Cultura (SNC) o reconhecimento oficial como sendo de interesse cultural.
Para celebrar o fato, o presidente do Museu, Comandante Ariel Cáceres Ortiz, ex-piloto da LAP, presidiu um evento realizado no dia 02/07, que reuniu antigos tripulantes da empresa, autoridades do governo paraguaio, historiadores, imprensa, entusiastas de aviação, entre outros convidados.
Na ocasião, foi descerrada uma placa com a Resolução da Secretaria Nacional de Cultura 402/2024 que declara o Museu de interesse cultural. O representante da SNC e Diretor dos Museus Nacionais, Christian Ceuppens, destacou a iniciativa do Museu em manter viva a memória da LAP, além de ter um espaço de interesse turístico que contribua para a divulgação da história paraguaia através da aviação.
O acervo do museu é composto pelo Boeing 707 matrícula ZP-CFF, que pertenceu à LAP e Força Aérea Paraguaia (FAP), pelo Fokker 100 ex-Sol Linhas Aéreas matrícula ZP-CFL (ex-TAM PT-MRE), um helicóptero UH-1B que operou para a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), além de maquetes de aeronaves, fotografias, uniformes e publicações da extinta companhia aérea de bandeira paraguaia.
O Museu da LAP começou a funcionar em 17 de julho de 2017 com a transferência do Boeing 707. “A partir disso começamos a fazer a base [do Museu]. Como não tínhamos itens, fizemos a piscina e transformamos o local em um miniclube para quem gosta de aviação. Os frequentadores contribuíram para conseguirmos os fundos para continuar o trabalho”, disse o Comandante Cáceres em entrevista ao jornal La Nación.
Sobre o acervo de aeronaves do Museu, O Comandante disse que o 707 foi uma doação da FAP, o Fokker 100 foi comprado e o helicóptero foi uma doação da SENAD, que não o utilizava há alguns anos. Cáceres disse que a equipe do Museu trabalha para adquirir outras aeronaves que faziam parte da frota do LAP.
“Quero agradecer a todos os paraguaios que apoiaram este projeto multimilionário e posso dizer em palavras simples que o povo paraguaio ama a aviação. As pessoas nos apoiaram muito. Temos muitos clientes que vêm nos finais de semana. Trabalhamos também com o Hotel del Rancho, que faz parte da nossa empresa onde disponibilizamos alojamento e isso serve para cobrir as contas deixadas pela montagem destas aeronaves”, informou o Presidente do Museu.
Os aviões são submetidos a um banho químico semestralmente para evitar corrosão devido a exposição às intempéries. A longo prazo, o projeto é construir um hangar para o armazenamentos das aeronaves.
“Fui abençoado por poder acessar esta máquina e cuidar dela para a posteridade. Isso é algo muito grande que o povo paraguaio hoje não percebe, mas os filhos dos filhos vão agradecer porque conseguimos manter e repassar para outras gerações o conhecimento e a estrutura desta máquina, que foi uma das mais seguras que já existiu… O 707 é o queridinho da Boeing. A LAP foi uma das melhores companhias aéreas da América e do mundo, com nenhuma vítima fatal em 30 anos de serviço. … É preciso levar em conta que a importância de um país começa pelas suas companhias aéreas e por isso a LAP deve ser sempre lembrada”, finalizou Cáceres.
O Museu de História das Linhas Aéreas Paraguaias (LAP) e Hotel del Rancho estão localizados na Avenida Guillermo Neumann, a cerca de 3 km do centro de Loma Grande, cidade distante cerca de 45 km da capital Assunção. O local está aberto ao público de segunda a domingo, que através do pagamento de um ingresso pode passar o dia nas instalações, utilizando a piscina e a churrasqueira. O Hotel del Rancho possui quartos confortáveis para quem deseja pernoitar.
Vida operacional do Boeing 707:
O consultor aeronáutico e pesquisador da história civil e comercial do Paraguai e mundial, Alejandro Dávalos Sotomayor, levantou os dados da vida operacional do Boeing 707 da LAP (ZP-CCF):
O Boeing 707-321B exposto no Museu da LAP foi fabricado em 1964 para a companhia aérea norte-americana Pan American World Airways (N415PA) sob número de construção 18957 e número de linha 472.
Em 07 de janeiro de 1966, foi apresentado ao público nas cores daPan American World Airways, e um mês após realizou o seu primeiro voo de testes em Renton, nos Estados Unidos. Em 14 de fevereiro daquele ano foi oficialmente entregue à Pan Am e e batizado de “Jet Clipper Monsoon”. Em 04 de novembro de 1972, foi renomeado como “Jet Clipper Ben Franklin”.
Em 09 de novembro de 1978 foi comprado pela empresa americana Atasco Leasing Inc. e revendido para Líneas Aéreas Paraguaias como ZP-CCF (Paraguai). Em 06 de dezembro de 1978 chegou ao Paraguai e em 16 de fevereiro de 1979 realizou o voo inaugural para Santiago, Chile.
Em agosto de 1993 foi alugado por um curto período à companhia aérea argentina Aeroposta para voos charter. Em 8 de março de 1994 realizou o último voo comercial regular de passageiros na rota São Paulo – Assunção.
Em junho de 1994 foi adquirido pelo Governo do Paraguai como aeronave de transporte VIP e transferido para a Força Aérea Paraguaia (FAP) onde recebeu a matrícula militar FAP-01 (posteriormente FAP-4001).
Em 1996 registrou um total acumulado de 70.071 horas e 23.046 ciclos. Em 6 de outubro de 2002 realizou um voo com convidados durante show aéreo em Ñu Guasu. Em março de 2005 foi retirado do serviço ativo e permaneceu armazenado para venda. Em 17 de julho de 2017 foi adquirido pelo Hotel del Rancho y Museo Aeronáutico e posteriormente transferido para sua sede em Loma Grande para exibição estática.
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