Costa do Marfim recebeu o primeiro King Air 360 ISR. A Força Aérea da Costa do Marfim, ou Force Aérienne de la Côte d’Ivoire (FACI), recentemente recebeu o primeiro de dois novos Beechcraft B300 King Air 360 modificados para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A aeronave, matrícula TU-VMF (ex.D-CIVB), foi modificada pela empresa alemã Aerodata, sediada em Braunschweig, responsável por integrar os equipamentos ISR AeroMission no bimotor. A segunda aeronave está prevista para ser entregue no final deste ano.
O sistema AeroMission da Aerodata, possui vários sensores e equipamentos de comunicação e pode ser configurado de acordo com as necessidades do usuário. O OctoPod montado sob a fuselagem acomoda os diversos sensores para de vigilância marítima. Os dados de missão são armazenados em dois computadores de bordo e podem ser transmitidos via datalink.
A integração dos sistemas da Aerodata foram desenvolvidos para serem instalados com a mínima alteração estrutural das aeronaves, o que reduz o tempo de trabalho na oficina e os custos de certificação pós-modificação.
Com um alcance máximo de 1.570 milhas náuticas, os novos B300 ISR da FACI serão empregados em missões de combate a pirataria no Golfo da Guiné, trabalhando em conjunto com os drones de vigilância Delair DT-26.
@FFO