Peru produzirá componentes para o jato sul-coreano KAI FA-50. A estatal peruana SEMAN (Serviço de Manutenção Peru SAC), subordinada ao Ministério da Defesa, assinou um acordo com a Korea Aerospace Industries (KAI) para a fabricação de componentes aeronáuticos para os jatos sul-coreanos de treinamento avançado e ataque leve KAI FA-50. Inicialmente serão produzidas 250 peças no complexo industrial peruano.
O documento foi assinado em 03/07, durante uma cerimônia realizada no Complexo Esportivo FAP Monterrico, em Santiago de Surco, que contou com a Presidente do Peru, Dina Boluarte Zegarra, do Ministro da Defesa, Walter Astudillo Chávez, do Vice-Ministro da Agência de Defesa da Coreia do Sul, Kang Hwan-Seok, do Embaixador da República da Coreia no Peru, Choi Jong-Uk, entre outras autoridades e convidados.
O acordo é parte das negociações entre o Peru e a Coreia do Sul que tem por objetivo a aquisição de 20 à 24 caças FA-50 para substituir os envelhecidos Aermacchi MB-339 e Cessna A-37B da Força Aérea Peruana (FAP). Até agora, o KAI FA-50 foi escolhido por quatro países, sendo a Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas e Polônia.
Entre 2014 e 2016, o SEMAN Peru produziu peças estruturais para 20 turboélices KAI KT-1P compradas pela Força Aérea Peruana. A experiência da empresa estatal, bem como a sua Certificação AS-9100 que garante a qualidade internacional na fabricação de peças aeronáuticas, foram pontos positivos para a assinatura do acordo.
“Começamos a modernização da nossa gloriosa Força Aérea. Estamos ampliando as capacidades da nossa indústria aeroespacial e em breve o nosso céu terá mais segurança com a modernização da frota aérea”, disse a Presidente Dina Boluarte em seu discurso.
Fonte: MD Peru
@FFO