US Navy e Força Aérea Colombiana encerram Exercício Relâmpago IX-24. Aeronaves da Força Aérea Colombiana (FAC) e da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), recentemente finalizaram o Exercício Operacional Conjunto Relâmpago IX-24. O objetivo foi aprimorar técnicas, táticas e procedimentos, além de ampliar parceria regional entre ambas nações amigas.
Participaram do Exercício Operacional Relâmpago IX-24 aeronaves colombianas IAI KFIR, ECN-235, KC-767, C-295 e helicópteros UH-60, e da US Navy F/A-18, E/A18 e F-35. Os vetores americanos são parte da Ala Aérea Embarcada do Porta-Aviões USS George Washington, que navega por águas do Pacífico perto de Buenaventura, Valle del Cauca.
O Exercício Operacional Relâmpago IX-24 incluiu uma série de missões em ambiente de combate simulado altamente dinâmico e realista, permitindo aos participantes aperfeiçoar as suas táticas e procedimentos operacionais em situações de extrema complexidade. Além disso, foram colocados em prática os protocolos de manutenção que se desdobraram para garantir a operabilidade e segurança das aeronaves.
O Relâmpago IX-24 ocorreu sob a décima primeira edição da Operação “Southern Seas”, no qual a US Navy busca capacitar os seus pilotos em operações abrangentes nos domínios aéreo e espacial e alcançar a superioridade com foco na defesa nacional. As operações conjuntas com nações amigas são realizada de acordo com os padrões da OTAN.
@FFO