Hungria concluiu Certificação de Tipo para o KC-390 Millennium. A Autoridade de Aviação do Ministério da Defesa da Hungria, concluiu recentemente a Certificação de Tipo do Embraer KC-390 Millennium no país, após mais de dois anos de inspeções. A aeronave de transporte multimissão será incorporada à frota das Forças de Defesa Húngaras ainda neste ano.
O objetivo da certificação é garantir que o projeto da aeronave atenda todos os requisitos operacionais a que se propõem, além de demonstrar que a sua operação é segura, principalmente para os seus tripulantes, passageiros, além de terceiros, o que inclui pessoas em solo.
Durante o processo, os especialistas da autoridade de aviação húngara desenvolveram o chamado “plano de inspeção e certificação de tipo”, que constitui a base do procedimento. Isto foi necessário porque o Embraer KC-390 é um modelo de aeronave relativamente novo no mercado mundial, cujo projeto data do início dos anos 2000, e as primeiras unidades foram entregues para Força Aérea Brasileira apenas em 2019.
Quando o Departamento Húngaro iniciou os trabalhos, a autoridade de aviação militar brasileira estava em meio a seu processo de certificação de tipo para o KC-390, que foi emitido apenas em março de 2023. Até então, a aeronave operava com um certificado temporário. Isto aproximou as autoridades da Hungria e do Brasil, e ajudou muito no trabalho de certificação no país europeu. A autoridade brasileira forneceu dados e resultados de testes do projeto KC-390 para ajudar a autoridade húngara no seu processo.
Um ponto particularmente importante para a autoridade húngara foi a certificação da integração dos equipamentos específicos solicitados pelas Forças de Defesa do país, como equipamentos rádios padrão OTAN e dispositivos para evacuação aeromédica (UTI), inexistentes nas aeronaves da Força Aérea Brasileira.
Em abril de 2024, ocorreu o primeiro voo de qualificação de tipo do KC-390 húngaro a partir da unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O voo para avaliar os principais sistemas da aeronave foi comandando por pilotos de testes da Embraer, acompanhado por engenheiros da fábrica e representantes da autoridade de aviação militar da Hungria.
A última etapa do processo, foi a emissão de um relatório oficial com todos os resultados dos testes e para, em seguida, emitir o certificado de tipo militar do KC-390 das Forças de Defesa Húngaras.
Finalmente, em 25 de junho foi realizada uma pequena cerimônia na sede da Embraer em São José dos Campos (SP), onde o Tenente-Coronel Simon Sándor, Chefe do Departamento de Aeronavegabilidade, e pelo Tenente-Coronel László Jakab, Dr., Chefe do Departamento de Segurança de Voo, representantes da Autoridade de Aviação Militar do país, entregaram uma cópia oficial do documento de Certificado de Tipo do KC-390 (Fonte: Ministério de Defesa da Hungria).
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A primeira aeronave húgara realizou o voo inaugural em 08 de fevereiro deste ano.
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
@FFO