GAerNavMan realizou inspeção A/T em helicóptero AH-15B do HU-2. O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), subordinado ao Comando da da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, pela primeira vez realizou uma inspeção do tipo A/T em um helicóptero AH-15B Super Cougar. A aeronave foi recentemente devolvida à frota operacional do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).
De acordo com o GAerNavMan, a aeronave AH-15B, matrícula N-4101, foi submetida à inspeção A/T (cartões de 3, 6, 9 e 12 anos) e cartões escalonados da inspeção C (16 anos). Essas ações marcaram a realização do primeiro Período de Manutenção Geral de Aeronave (PMGA) do helicóptero AH-15B na Marinha do Brasil, bem como a primeira realização de cartões das inspeções de 16 anos das aeronaves H225M no Brasil.
Inspeção A/T
São inspeções básicas que podem ser contabilizada em tempo de calendário (Tipo A) ou em horas de voo (Tipo T). Essa manutenção programada tem por objetivo analisar a integridade estrutural da aeronave, além de revisar, quando aplicável, sistemas ou componentes. Esse tipo de verificação leva em consideração o plano de inspeção do fabricante e boletins de serviços aplicáveis. As inspeções básicas Tipo A/T podem ser executadas concomitantemente, por definição do fabricante ou por opção do operador, nesse último caso, observadas as condicionantes estabelecidas pelo fabricante.
AH-15B
Desenvolvido a partir do Airbus H225M, o helicóptero de ataque naval AH-15B Super Cougar, foi adquirido pela Marinha do Brasil para substituir os antigos SH-3A Sea King desativados em 2012. Entre as missões que os modernos Super Cougar é capaz de realizar está o ataque de superfície (ASuW), para a qual pode ser armado com mísseis Exocet AM39 B2M2. A Marinha encomendou cinco aeronaves, matriculados de N-4101 à N-4105 e operados pelo EsqdHU-2.
@FFO