Marinha do Brasil resgata tripulante ferido a bordo de navio turco. A Marinha do Brasil (MB) resgatou na sexta-feira (28/06) um tripulante do Navio Mercante “HACI ALI SARI”, que sofreu uma queda a bordo e precisou de socorro médico. O navio de bandeira turca navegava a 8 milhas náuticas (cerca de 15 quilômetros) da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, quando a aeronave AH-11B “Super Lynx” (N-4004), da Fragata “Liberal”, conseguiu alcançá-lo e providenciar a evacuação emergencial.
Além de coordenar a operação, o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha na região (Salvamar Sul) acionou a Policlínica Naval de Rio Grande para que o médico de plantão realizasse o atendimento inicial. A Praticagem de Rio Grande colaborou com informações necessárias para o planejamento da evacuação.
O tripulante foi transportado para o Porto de Rio Grande, de onde foi encaminhado ao Hospital Monporto, para avaliação de seu estado de saúde e os cuidados médicos especializados. A Fragata “Liberal” e sua aeronave chegaram a Rio Grande (RS) na última quinta-feira (27), acompanhando o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, a fim de prestar auxílio à população gaúcha afetada pelas enchentes.
Sobre o Serviço de Busca e Salvamento
A Marinha do Brasil (MB) opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como Salvamar Brasil, em área de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”. A área de cobertura é dividida em nove sub-regiões, sob responsabilidade dos Distritos Navais e dos respectivos Centros de Coordenação regionais.
Além disso, mantém navios e aeronaves disponíveis e militares treinados para as situações de resgate, e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, o que possibilita a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio.
Quando possível, a própria embarcação em situação de perigo ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha pelo telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional.
Além do telefone, o contato pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS). Outra maneira de reforçar a segurança, durante as navegações, é a utilização do aplicativo NAVSEG.
O aplicativo NAVSEG opera através do envio regular de dados, atualizando a posição das embarcações cadastradas a cada 15 minutos aos centros de monitoramento da Marinha. Dessa forma, possibilita a agilidade de localização das embarcações e de resgate.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO