KC-390 da FAB acionado para sua primeira missão real de combate a incêndios. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para atuar no combate aos incêndios na região do Pantanal. O KC-390 Millennium, matrícula FAB 2858, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, decolou hoje (28/06) da Base Aérea de Anápolis (GO) para Corumbá (MS), de onde irá realizar as surtidas de combate aos focos de incêndios.
Para realizar essa missão especial de combate a incêndios, o jato multimissão KC-390 estará equipado om o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios versão II (MAFFS II).
MAFFS – Modular Airborne Fire Fighting System
Basicamente, o kit MAFFS é composto por e um tanque interno com capacidade para aproximadamente 12.000 litros de água (3.000 galões) e um tubo instalado na porta traseira esquerda do KC-390, por onde o líquido é lançado com precisão sobre o fogo. A água utilizada pode (ou não) ser misturada com retardante, de acordo com a necessidade de cobertura. Os voos de lançamentos são realizados em baixa altitude, baixa velocidade e sobre áreas com temperaturas elevadas. Na operação, o KC-390 pode ser mantido pressurizado para manter sua performance.
Como o próprio nome informa, o MAFFS é um sistema modular sobre pallets que pode ser rapidamente instalado no compartimento de carga do Millennum. Além disso, o aeródromo de apoio à missão recebe reservatórios de lona com capacidade para até 22 mil litros de água usadas para reabastecer a aeronave durante as surtidas. O kit MAFFS é uma ferramenta altamente versátil, eficiente e de muita importância para debelar grandes incêndios.
@FFO