Suécia encomenda terceiro Saab Globaleye. A Saab anunciou hoje (27/06), a assinatura de um pedido da Agência de Administração de Equipamentos de Defesa do governo da Suécia (FMV) envolvendo a aquisição da terceira aeronave GlobalEye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
O pedido decorre de uma opção de compra constante no contrato de junho de 2022, que inicialmente envolvida o pedido firme de duas aeronaves GlobalEye com opção para duas unidades adicionais. As entregas ocorrerão entre 2024 a 2029, para uma encomenda avaliada em aproximadamente 250 milhões de euros.
O GlobalEye é uma plataforma AEW&C (Airborne Early Warning and Control) baseada no jato executivo Bombardier Global 6000. É equipado com um radar de abertura sintética com antena ativa Erieye montado sobre a fuselagem, cujo alcance é superior a 550 quilômetros (340 milhas).
O radar Erieye Extended Range fornece ao GlobalEye uma grande capacidade de vigilância aérea e de superfície, cujas informações são enviadas em tempo real para unidades de comando em terra ou para outras aeronaves. Com isso, a plataforma AEW&C da Saab fornece uma total consciência situacional do ambiente de combate, além da detecção antecipada de ameaças.
As aeronaves Globaleye, designação militar sueca S106, foram adquiridas para substituir dois turboélices Saab 340 AEW da Força Aérea Sueca (SwAF), que serão doados para a Ucrânia.
Fonte: Saab
@FFO