FAB e PF interceptam aeronave clandestina oriunda da Bolívia. Em uma operação conjunta, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram uma aeronave que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro procedente da Bolívia. A ação ocorreu na manhã de ontem (26/06) nas proximidades de Porto Velho–RO.
Informados através de uma operação de inteligência da PF, os radares da defesa aérea da FAB instalados no Estado de Rondônia detectaram o Cessna 401A ingressando no espaço aéreo brasileiro, sem contato com os órgão de controle de tráfego aéreo. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) acionou dois caças A-29 Super Tucano em Alerta de Defesa Aérea para interceptar e identificar a aeronave clandestina.
Os pilotos da FAB seguiram os procedimentos de Defesa Aérea descritos no protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei nº 7.565/1986 e o Decreto nº 5.144/2004.
As ações foram adotadas por que o piloto da aeronave ilícita se mostrou não colaborativo e desobedeceu a todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira, se evadindo e retornando para o espaço aéreo da Bolívia. Com isso a operação foi encerrada pelo COMAE.
As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços.
Fonte: FAB
@FFO