Argentina construirá Centro de Treinamento de F-16 em Tandil. A Força Aérea Argentina (FAA) avança no processo de preparação para receber os seus caças supersônicos F-16AM/BM Fightning Falcon. Uma das etapas será a construção de um novo Centro de Treinamento situado na Base Aérea de Tandil, província de Buenos Aires, onde fica a VI Brigada Aérea.
Na última segunda-feira (24/06), o Diário Oficial da República Argentina trouxe a publicação do edital de licitação para a construção do novo Centro de Treinamento de Tandil, com o objetivo de formar os futuros pilotos e técnicos de Fightning Falcon da FAA.
Orçada em cerca de US$ 3,7 milhões, as obras visam adequar a infraestrutura da Base Aérea de Tandil para receber o novo Centro de Treinamento de F-16. O processo licitatório estará aberto entre os dias 24 de junho e 16 de agosto, quando as empresas interessadas poderão encaminhar as suas ofertas.
Conforme noticiamos recentemente, o governo argentino comprou 24 caças F-16AM/BM Bloco 15 desativados pela Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) pelo valor aproximado de US$ 338 milhões. O negócio envolve além dos 24 caças operacionais (16 F-16AM monoplaces e oito F-16BM biplaces), uma célula de F-16 Bloco 10 desmontada para treinamento técnico, oito motores sobressalentes, pods designador de alvos e de reconhecimento, sistemas de guerra eletrônica, capacetes JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System), ferramentas, peças de reposição, treinamento de pessoal e demais equipamentos associados.
O planejamento prevê o seguinte cronograma de entregas: 2024: célula desmontada do F-16 Bloco 10; 2025: dois F-16AM e quatro F-16BM; 2027: dois F-16AM e quatro F-16BM; e 2028: seis F-16AM
@FFO