Nevoeiro obriga F-5 da FACH alternar pequeno aeródromo no sul do Chile. Um caça F-5F Tigre III e um turboélice DHC-6 Twin Otter da Força Aérea Chilena (FACH), necessitaram alternar o pequeno aeródromo de Porvenir, na província da Terra do Fogo. O fato aconteceu em 21/06 e foi causado pelas más condições meteorológicas que atingiram a região sul do país.
Imagens do F-5F e do DHC-6 (matrícula 933) estacionados no pequeno pátio coberto de neve de Porvenir chamaram a atenção nas redes sociais. De acordo com as informações, os pilotos foram surpreendido por um banco de nevoeiro que inesperadamente atingiu Punta Arenas e região. Nos últimos dias, uma frente fria com chuva, neve e temperaturas negativas atingiram o sul do Chile, causando atrasos e cancelamento de voos.
O F-5F é operado pelo Grupo de Aviação Nº 12, enquanto o DCH-6 pertence ao Grupo de Aviação Nº 6, ambos subordinados à IV Brigada Aérea sediada na Base Aérea de Chabunco, localizada no setor militar do Aeroporto Internacional Presidente Carlos Ibáñez del Campo, em Punta Arenas (SCCI).
O Aeródromo Capitán Fuentes Martinez, de Porvenir (SCFM), recebe apenas voos comerciais e não possui unidades militares em suas instalações. Possui duas pistas, uma de 2.500 m x 30 m (cabeceiras 09/27) e a outra com 960 m x 30 x (03/21), que servem como alternativa à Punta Arenas e outros aeroportos do sul do país.
Ambos aeroportos estão distantes aproximadamente 20 km, e são separados pelo Estreito de Magalhães. A região tem uma geopolítica sensível, tendo em vista as antigas disputas territoriais fronteiriças entre o Chile e a Argentina. Não atoa, as Forças Aéreas de ambos países mantém Esquadrões de caça e ataque baseados na área.
@FFO