Boeing entregou os três primeiros P-8A para Marinha Sul-Coreana. A Boeing entregou os três primeiros P-8A Poseidon para a Marinha da República da Coreia do Sul (ROKN). O trio foi recebido no dia 19 de junho, na Base Aérea Naval de Ponhang, onde fica a sede do Comando da Aviação Naval da Marinha Sul-Coreana.
Os três Poseidon, matrículas 230921 (número de construção 66448), 230923 (c/n 67013) e 230926 (c/n 67015), decolaram em 17/06 da Estação Aérea Naval da US Navy em Jacksonville, na Flórida, em voo de translado para Ponhang, na Coreia do Sul, realizando apenas uma escala técnica com pernoite em Anchorage, no Alasca. As decolagens ocorreram com intervalos de 30 minutos.
Os novos P-8A serão incorporados à frota do 61º Grupo Aéreo de Patrulha Naval, sediado na Base Naval de Jeju. Eles substituirão 16 envelhecidos P-3 Orion da ROKN, responsáveis por de patrulha marítima (MPA) e guerra antissubmarino (ASW).
Em 2018, o governo da Coreia do Sul assinou um contrato com a Boeing no valor de US$ 1,71 bilhão, para a aquisição de um número não divulgado de aeronaves de patrulha marítima P-8 Poseidon. Esses modernos vetores MPA/ASW são estratégicos para as Forças Armadas Sul-Coreanas, especialmente em um momento de alta tensão e ameaças do seu vizinho do norte.
Até o final deste mês de junho, a Boeing deverá entregar mais três P-8A para a ROKN. Uma cerimônia de aceitação das seis novas aeronaves será realizada em 04 de julho na Base Aérea Naval de Ponhang. Antes de serem declarados operacionais, os novos Poseidon da Marinha Sul-Coreana passarão por testes e avaliações previstos para ocorrerem até meados de 2025.
@FFO