Aviação do Exército Nigeriano recebeu dois UH-1D Huey. O Exército Nigeriano anunciou em 20 de junho que recebeu os seus primeiros helicópteros Bell UH-1D Huey. Uma cerimônia de comissionamento foi realizada no hangar da Ala Aérea da Polícia no Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe, em Abuja.
Durante o evento, as duas aeronaves, matrículas NA010 e NA011, foram apresentadas às autoridades locais. O Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente General Taoreed Lagbaja, agradeceu o suporte da Polícia pelo suporte no estabelecimento da nova Ala de Aviação do Exército.
Nas suas redes sociais, o Exército Nigeriano informou que os Huey estão equipados com avançados sensores para realizar missões de reconhecimento, vigilância, resgate, transporte logístico, evacuação aeromédica, entre outros.
O Comandante da Aviação do Exército, Brigadeiro General Musa Alkali, afirmou que a chegada dessas “plataformas de vanguarda” é um marco significativo nos esforços contínuos para melhorar as capacidades operacionais da Ala de Aviação do Exército.
Em 2015 o Comando do Exército Nigeriano anunciou o estabelecimento de uma Ala de Aviação. Em setembro de 2023, a MD Helicopters anunciou um pedido do Comando do Exército para 12 helicópteros de reconhecimento/ataque MD 350F Cayuse Warrior Plus. A fabricante disse que as entregas iniciaram no quarto trimestre de 2023, o que ainda não aconteceu.
O orçamento federal para 2023 incluiu um financiamento de aproximadamente US$ 13 milhões para o Exército comprar três helicópteros UH-1D e três aeronaves húngaras Magnus MF-212 para missões de vigilância e ataque.
Em janeiro de 2023, noticiamos que a Magnus e o governo da Nigéria anunciaram a abertura de uma linha de montagens dos MF-212 no país. O objetivo é fornecer aeronaves para as Forças Armadas Nigerianas e para países do continente africano.
O orçamento de 2024 destinou cerca de US$ 2,8 bilhões para a operacionalização da Ala de Aviação do Exército. Um hangar para o Exército deverá ser construído no Aeroporto Internacional Bola Ahmed Tinubu, em Minna, no estado do Níger.
O futuro da Aviação do Exército Nigeriano prevê pelo menos 12 helicópteros MD530 Cayuse Warrior, oito MF-212 Magnus, três Bell UH-1D Huey, além de dez veículos aéreos não tripulados Bayraktar TB2.
@FFO