F-35B do VMFA 242 recebe pintura de morcego. O F-35B Lightning II usado pelo Comandante do Esquadrão de Ataque de Caça de Fuzileiros Navais 242 (VMFA-242) do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), recebeu a pintura de um grande morcego (“bat” em inglês) de olhos vermelhos, na parte superior da fuselagem. Baseado em Iwakuni, no Japão (código de cauda “DT”), o VMFA-242 tem como símbolo o mamífero voador.
O F-35B, matrícula (BuNo) 169623 código DT-01, estreou a sua curiosa pintura no dia 11 de junho, em um voo muito especial. Na ocasião, o Tenente-Coronel Alexander Mellman, Comandante do VMFA 242, pilotou o “Bats 01” no seu voo de despedida de carreira, após 20 anos de serviço no USMC.
Até onde se sabe, este é o único caça F-35 com uma grande pintura especial aplicada sobre a sensível camuflagem de baixa visibilidade de um caça da frota operacional. Alguns Lightning II de comandantes de Unidades nos EUA ostentam pequenas e discretas marcas coloridas na fuselagem, inclusive o DT-01, que até recentemente tinha apenas o símbolo do VMFA-242, mas sem o grande morcego na fuselagem.
Inicialmente, era quase impossível ver qualquer marcação colorida nos F-35, mas essas restrições aparente estão sendo flexibilizadas. Até 2022, apenas seis cores de tintas tinham a aprovação para uso na pintura de baixa visibilidade, afim de preservar a capacidade furtiva dos F-35.
@FFO