MBDA anuncia o Land Cruise Missile (LCM) para ataques de precisão. A MBDA revelou o sistema Land Cruise Missile (LCM), uma nova capacidade Deep Precision Strike lançada no solo, para atender às necessidades do novo ambiente estratégico no campo de batalha.
O LCM é um míssil de cruzeiro de longo alcance baseia-se em toda a experiência da MBDA no campo de Deep Precision Strike e é baseado no comprovado Míssil de Cruzeiro Naval (NCM) em serviço em fragatas e submarinos de ataque da Marinha Francesa.
O sistema LCM constitui uma solução soberana europeia única para um sistema de mísseis de cruzeiro de ataque profundo lançado no solo, concebido, produzido e montado na Europa. Os clientes que operam mísseis NCM e sistemas LCM pertencerão a um clube exclusivo de países que possuem capacidade ofensiva de precisão profunda de longo alcance, vindo do mar, bem como do solo. Ele será um míssil ideal para destruir alvos como bases aéreas e abrigos dispersos de aeronaves.
Eric Béranger, CEO da MBDA, disse: “O sistema Land Cruise Missile complementa o portfólio abrangente de soluções soberanas europeias decisivas da MBDA. Com base no histórico do Míssil de Cruzeiro Naval, a MBDA demonstra sua capacidade de cobrir todo o espectro de requisitos operacionais para nossos clientes, ao mesmo tempo que gera sinergias em todo o nosso portfólio de ataque profundo para garantir a prontidão para a batalha”.
O sistema LCM oferecerá os mesmos recursos exclusivos do NCM, incluindo: precisão métrica em alcance muito longo; alta capacidade de sobrevivência contra sistemas integrados de defesa aérea inimigos, graças à redução da seção transversal do radar; capacidade de acompanhamento do terreno; e alta letalidade contra alvos.
Também permitirá capacidade sincronizada de tempo no alvo (STOT — Synchronized Time-On-Target) altamente precisa, conforme já demonstrado pelo ataque simultâneo do NCM de uma fragata e de um submarino submerso, realizado pela Marinha Francesa com o apoio da DGA em abril de 2024.
A MBDA apresentará seu sistema Land Cruise Missile (LCM) pela primeira vez durante a exposição Eurosatory 2024 (17 a 21 de junho, em Paris).
@CAS