Aeroporto de Caxias do Sul fechado após assalto à carro-forte com bandidos usando veículos policiais falsos. Bandidos fortemente armados efetuaram uma tentativa de roubo de carro-forte na noite de ontem (19/06), nos arredores do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (RS). Houve enfrentamento entre a polícia e os criminosos com intensa troca de tiros, o que causou a morte de um policial militar e de um bandido.
Segundo informações do 4º Batalhão de Choque (4º BPChq) da Brigada Militar, por volta das 19h30 cerca de 10 criminosos portando armas de grosso calibre, disfarçados de policiais federais e utilizando duas caminhonetes com adesivos falsos da Polícia Federal realizaram o ataque ao carro-forte. Com a rápida chegada da Brigada Militar se iniciou uma intensa troca de tiros que durou cerca de 20 minutos no entorno e dentro da área do aeroporto. Moradores da região publicaram diversos vídeos nas redes sociais mostrando o enfrentamento das forças policiais com os bandidos.
Os criminosos conseguiram fugir levando reféns, que foram liberados em uma área de mata nas proximidades do aeroporto. As buscas pelos assaltantes se concentraram na região. Uma das caminhonetes foi localizada com dinheiro, enquanto a outra foi abandonada pelos fugitivos com o corpo de um assaltante na carroceria.
Durante o forte confronto com os bandidos, o 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, foi baleado pelos criminosos. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Pompeia, mas não resistiu aos ferimentos.
Através das suas redes sociais, Eduardo Leite, governador do estado do Rio Grande do Sul, lamentou a morte do policial:
“Com pesar, recebi a notícia da morte do 2º sargento da Brigada Militar, Fabiano Oliveira, de 47 anos, que heroicamente tombou após ser baleado durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar um carro-forte nas proximidades do Aeroporto de Caxias do Sul na noite desta quarta-feira. Ingressando na Brigada Militar em 1997, o sargento Oliveira dedicou mais de duas décadas ao serviço da segurança pública, tendo levado até o fim seu juramento de colocar a própria vida em risco pela proteção da sociedade gaúcha. Expresso minha solidariedade à família do sargento Fabiano, aos colegas e irmãos de farda da Brigada Militar, nesse momento de dor. Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde. Determinei empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de TODOS os criminosos envolvidos nesse ato covarde. Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo.”
Nesta quinta-feira (20/06) a Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um aviso aos aeronavegantes (NOTAM) informando que o Aeroporto de Caxias do Sul (SBCX) estará com todas as suas operações suspensas até às 12h (15:00 UTC).
Além da Brigada Militar, a Polícia Civil Gaúcha, a Polícia Federal e militares do Exército Brasileiro foram mobilizados para atender a ocorrência. As ruas de acesso ao aeroporto foram fechadas para facilitar a operação de buscas.
@FFO