Novos Cessna Caravan da Polícia Rodoviária Federal. Cerca de seis meses após o anúncio da compra de quatro novos turboélices Cessna 208B Grand Caravan EX pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma imagem das aeronaves nas cores completas da PRF foi divulgada nas redes sociais. Tudo indica que o voo de entrega dos monomotores está muito próximo.
A imagem divulgada nas redes sociais mostra os quatro Cessna 208B EX reunidos no hangar do centro de entregas da Cessna, em Independence, no Kansas, EUA. Ostentando a pintura padrão da PRF nas cores azul e amarelo, a fotografia permite identificar a matrícula de apenas uma das aeronaves, o PR-FCD código de cauda “34” (número de construção 208B5808).
Em 22 de janeiro deste ano, a TAM Aviação Executiva (TAM AE), representante exclusiva da Cessna no Brasil, anunciou que recebeu da PRF uma encomenda de quatro novos turboélices Cessna 208B Grand Caravan EX para equipar a sua Divisão de Operações Aéreas (DOA).
A DOA da PRF é um antigo cliente da TAM AE, tendo adquirido anteriormente helicópteros Bell 412 e Bell 407, além de um Grand Caravan matriculado PR-DOA. Com o recebimento dos novos Grand Caravan EX, a PRF se consolidará como um dos maiores operadores do modelo no país.
O consagrado monomotor Cessna 208B Grand Caravan EX possui uma ampla cabine que pode ser rapidamente configurada de acordo com a missão e necessidade do operador, seja para o transporte de passageiros, cargas, evacuação aeromédica, entre outras.
De acordo com o fabricante, o modelo oferece melhor performance de subida e maior velocidade de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 nós (343 km/h) e atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de até 1.689 km (a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva). Com seu alcance, o C208EX pode voar de São Paulo a Cuiabá sem escalas.
@FFO