Ucrânia ativa primeira Força Militar Não Tripulada do mundo. A Ucrânia se tornou o primeiro país do mundo a ter um ramo das Forças Armadas específico para operações com drones. As Forças de Sistemas Não Tripulados, ou Unmanned Systems Forces (USF) foi oficialmente estabelecida no dia 11 de junho, quatro meses depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter decretado a criação da USF, em fevereiro deste ano.
A USF reunirá e coordenará todas as unidades de sistemas não tripulados sejam eles aéreos, marítimos ou terrestres das. As Forças Armadas Ucranianas tem utilizado drones desde a tomada da Crimeia pelos russos em 2014, quando a Força Aérea (UAF) enviou alguns DJI Mavic em missões de reconhecimento e lançamento de granadas.
O jovem Coronel Vadym Sukharevskyi foi nomeado o primeiro Comandante das USF. Com apenas 39 anos, o Comandante que atende pelo indicativo “Borsuk” (“Texugo” na tradução livre), é conhecido como uma lenda da guerra contra os russos, tendo sido o primeiro a dar ordem para abrir fogo contra os inimigos invasores na região de Donetsk em abril de 2014.
O emblema da USF é uma andorinha de ferro criada com auxílio de inteligência artificial (IA). Na cultura ucraniana, a pequena ave é reverenciada como símbolo de vitória e faz parte de tradicionais canções.
Na atual guerra que as Forças Armadas Ucranianas travam contra os invasores russos, a utilização de drones em missões de combate tem superado todas as expectativas. Ataques dessas pequenas armas tem causados estragos significativos na moral dos inimigos, muitas vezes com alvos localizados a milhares de distância no interior do território da Rússia.
A USF conta com total apoio da indústria local de sistemas não tripulados, cada vez mais avançados e inteligentes. Somente nos primeiros cinco meses de 2024, as Forças Armadas da Ucrânia receberam seis vezes mais drones do que durante todo o ano passado.
“Ao criar as USF, estamos nos preparando para a guerra do futuro, e não para a guerra do passado”, afirmou o Comandante Sukharevskyi.
@FFO