Primeira piloto de caça da Suíça se forma como piloto de testes na USAF. A Capitã Fanny “Shotty” Chollet, primeira mulher piloto de caça da Força Aérea Suíça (SAF), recentemente se tornou a primeira piloto de testes da Agência Suíça de Aquisição de Defesa. Ela se formou no último dia 08 de junho na Escola de Pilotos de Testes da USAF (USAF TPS) da Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
Nascida em Saint Légier La Chiésaz, a Capitã Cholle é a única piloto de caça do país e atualmente compõem a reserva da SAF. A partir de agora Cholle se tornará piloto de testes do Departamento Suíço de Aquisição de Equipamentos de Defesa, órgão responsável pelas compras de equipamentos das Forças Armadas do país.
“É uma grande oportunidade e um privilégio estar aqui, como vocês podem imaginar, porque muitos países não têm uma escola de pilotos de teste, então você vai onde pode e onde é aceito”, disse o Cap. Chollet.
Desde a sua criação em 1944, a USAF TPS formou cerca de 3.286 pilotos de elite, entre eles 89 mulheres. Regularmente a USAF TPS recebe alunos estrangeiros em duas turmas anuais, e até o momento foram formados 367 pilotos de testes de 24 países diferentes. A Capitã Chollet irá compor esta seleta lista que inclui ases da aviação da Segunda Guerra Mundial, astronautas, generais, entre muitos outros ilustres ex-alunos da Escola.
“Quando decidi me tornar piloto militar, ser a primeira mulher não tinha nada a ver com isso. Quando me inscrevi, eu nem sabia que era a primeira mulher piloto de testes da Suíça”, disse ela. “Fiquei sabendo mais tarde no processo seletivo que sim. Era mais porque eu sabia o que queria fazer e do que gosto, então foi por isso que fui atrás.”
Após uma pequena pausa no rigoroso currículo de 50 semanas da USAF TPS, a Cap. Chollet iniciará sua nova função na Agência Suíça de Aquisições, com a tarefa de testar e avaliar aeronaves de combate atuais e futuras para garantir que atendam às necessidades dos pilotos de caças suíços.
Fonte: USAF
@FFO