Petrobrás testa Schiebel Camcopter S-100 em transporte logístico na Bacia de Campos. A Petrobras inicia testes de transporte logístico com drone para levar pequenas cargas do continente até as suas plataformas situadas na região oceânica da Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. A operação aérea será supervisionada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB).
As atividades estão previstas no Programa SIRIUS Brasil, sob o projeto de Integração do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS – Unmanned Aircraft System) no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. O DECEA supervisionará os testes de suporte logístico de Macaé (RJ), para as plataformas da Petrobras com aeronaves não tripuladas.
O início dos testes estava previsto para o final da tarde de ontem (13/06), se estendendo pelos próximos 30 dias. A rota percorrida será basicamente entre o heliponto de Imbetiba (RJ) e a Plataforma P-51, distante aproximadamente 100 km. A área tem grande movimento de helicópteros offshore, por isso a operação será coordenada pelo DECEA e pelo Controle de Aproximação de Tráfego Aéreo (APP) de Macaé, no Rio de Janeiro.
Na imagem divulgada pelo DECEA, o drone utilizado pela Petrobrás será um Schiebel Camcopter S-100, matrícula PS-OUB, que de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), pertence à empresa Nordic Unmanned.
Fabricado pela Schiebel, o Camcopter S-100 é um drone multifuncional com capacidade de pouso e decolagem vertical (VTOL), autonomia de 24 horas, raio de ação de 200 km e teto de serviço de 18.000 pés (5.500 m). Com capacidade de transportar até 50 kg de carga útil, o S-100 pode operar dia e noite sob quaisquer condições climáticas.
@FFO