USMC está modernizando parte da frota de F/A-18C/D Hornets. O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) está em meio a um processo de modernização de parte da sua frota de F/A-18C/D Hornet, afim de mantê-los em operação até pelo menos 2030. Cerca de um terço da atual frota de 180 aeronaves está passando pelo processo de atualização.
O motivo é manter a operacionalidade da Força, até a chegada de todos os novos caças de quinta geração F-35 Lightning II encomendados, cujo programa vem sofrendo frequentes atrasos nas entregas.
Em 29 de setembro de 2023, o USMC desativou o Esquadrão de Treinamento de Ataque de Caça da Marinha 101 (VMFAT 101) “Sharpshooters”, o qual dedicado à formação de pilotos de F/A-18 Hornet. Essa missão continuará a ser realizada pelo Esquadrão de Ataque de Caça da Marinha 323 (VMFA 323) “Death Rattlers” na Estação Aérea do USMC em Miramar, na Califórnia.
As aeronaves antigas estão recebendo novos sensores e equipamentos de comunicação aprimorados, aproximando a sua capacidade à versão recente F/A-18E/F Super Hornet. Para isso, os Hornet estão sendo equipados com o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Raytheon Technologies APG-79, novos dispositivos de contramedidas eletrônicas defensivas, capacidades antibloqueio de GPS, entre outras melhorias de hardware e software.
@FFO