Irã comprou 15 novos helicópteros pesados da Rússia. O Irã fechou um acordo com a Rússia em abril deste ano, envolvendo a compra de 15 helicópteros pesados para equipar a frota do Serviço de Emergência e Socorro da Organização Crescente Vermelho Iraniano (IRCS). A informação foi divulgada por Babak Mahmoudi, chefe do IRCS, à agencia estatal de notícias iraniana IRNA.
O modelo das aeronaves não foi divulgado, mas presume-se que possivelmente sejam da família Mi-8, Mi-17 ou Mi-171, produzidos pela Russian Helicopters JSC, nas instalações de Kazan. O custo relatado deste acordo é de US$ 500 milhões, e os primeiros quatro helicópteros deverão ser entregues até o final deste ano.
De acordo com Mahmoudi, 12 helicópteros serão configurados para missões de busca e resgate (SAR) e três equipados para operações de combate à incêndios florestais. Todos serão adaptados para operações noturnas com NVG (Óculos de Visão Noturna).
No último dia 19 de maio, o presidente iraniano Ebrahim Raisi, o ministro de Relações Exteriores Hossein Amir-Abdollahian e outros funcionários de alto escalão, morreram na queda de um envelhecido helicóptero Bell 212 na região de Tabriz, nordeste no país (saiba mais aqui).
O contrato de compra dos novos helicópteros, revela que o governo estava ciente da necessidade de modernização da sua obsoleta frota de aeronaves de asas rotativas, como no caso do Bell 212 acidentado, comprado de segunda mão nos anos 1990.
@FFO