UAF deve manter alguns de seus F-16AM/BM fora da Ucrânia por segurança. O Ministério da Defesa da Ucrânia pode manter alguns dos seus novos caças F-16AM/BM em bases estrangeiras para protegê-los de ataques russos. A informação veio de um alto oficial militar ucraniano na segunda-feira 10/06.
Os F-16 que serão fornecidos por Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega. São cerca de 85 unidades doadas para auxiliar a Ucrânia na luta contra a Rússia, que invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro de 2022.
Serhii Holubtsov, chefe da aviação da Força Aérea da Ucrânia (UAF), disse que “um certo número de aeronaves será armazenado em bases aéreas seguras fora da Ucrânia para não serem alvo de ataques russos em solo. Elas também seriam aeronaves reserva, para substituir eventuais perdas em combate”.
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou que Moscou poderia considerar o lançamento de ataques contra instalações em países da NATO, se estes acolhessem os aviões de guerra utilizados na Ucrânia. Além disto, prometeu destruir em solo os F-16, que ele considera uma ameaça séria a Rússia.
“Se estiverem estacionados em bases aéreas fora das fronteiras ucranianas e utilizados em combate, teremos de ver como e onde atacar os meios utilizados em combate contra nós”, disse Putin no ano passado. “Isso representa um sério perigo de a OTAN ser ainda mais atraída para o conflito.”
Na segunda-feira, Andrei Kartapolov, chefe do comitê de defesa na câmara baixa do Parlamento Russo, disse à agência de notícias estatal RIA Novosti que as bases da OTAN que hospedam os F-16 ucranianos seriam “alvos legítimos” para Moscou se os aviões de guerra os usassem para lançar ataques contra Rússia.
Os aliados ocidentais da Ucrânia tentam reforçar o apoio militar a Kiev, à medida que as tropas russas lançam ataques ao longo da linha da frente de mais de 620 milhas, aproveitando um longo atraso na ajuda militar dos EUA. A Ucrânia luta atualmente para conter uma ofensiva russa perto da sua segunda maior cidade, Kharkiv, a menos de 32 quilômetros da fronteira.
As tropas russas também continuaram a sua lenta ofensiva na região oriental de Donetsk. No dia 10/05, o Ministério da Defesa russo afirmou que as forças do Kremlin capturaram a aldeia de Staromaiorske, afirmação que não foi confirmada por Kiev e não pôde ser verificada de forma independente. A Ucrânia revidou com ataques regulares de mísseis e drones contra territórios ocupados por Moscovo e áreas dentro da Rússia.
A Ucrânia aguarda a entrega de F-16, o que aumentará a pressão militar sobre a Rússia, por parte dos seus aliados. Além dos 30 F-16 da Bélgica, a Ucrânia receberá 19 F-16 da Dinamarca, 24 da Holanda e 12 da Noruega (além de outros 10 para serem usados como peças de reposição), com as entregas previstas para começar em breve. Todos são F-16AM/BM produzidos sob licença na Europa. A Rússia vem ameaçando atacar todas as bases ucranianas que hospedam F-16. A Ucrânia considera algumas contramedidas, incluindo abrigos subterrâneos e dispersão.
@CAS