Bell recebeu financiamento para a Fase 1B do programa DARPA SPRINT X-Plane. A Bell Textron Inc., uma empresa da Textron Inc., foi selecionada para a Fase 1B do programa X-Plane da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) designado Speed and Runway Independent Technologies (SPRINT).
O programa SPRINT pretende projetar, construir e pilotar um X-Plane, uma aeronave experimental para demonstrar tecnologias facilitadoras e conceitos integrados necessários para uma combinação transformacional de velocidade da aeronave e independência de pista para a próxima geração de plataformas de mobilidade aérea.
Na Fase 1A, a Bell executou a revisão do projeto conceitual e iniciará os esforços de projeto preliminar para o SPRINT X-plane. A Bell concluiu os testes de redução de risco na Base Aérea de Holloman no final de 2023, apresentando rotor dobrável, propulsão integrada e tecnologias de controle de voo.
O SPRINT X-plane cogita ser um demonstrador de tecnologia de prova de conceito e seu programa de testes de voo validará tecnologias facilitadoras que possam ser dimensionadas para aeronaves militares de diferentes tamanhos.
A Bell está aproveitando seu investimento na tecnologia de decolagem e pouso vertical de alta velocidade (HSVTOL — High-Speed Vertical Takeoff and Landing) e na experiência anterior do avião X para informar o desenvolvimento do avião X para este programa.
A tecnologia HSVTOL da Bell combina a capacidade de pairar de um helicóptero com a velocidade (mais de 400 kts), alcance e capacidade de sobrevivência de aeronaves a jato. A Bell desenvolve tecnologia de elevação vertical de alta velocidade há mais de 85 anos, sendo pioneira em configurações VTOL (Vertical Takeoff and Landing) inovadoras como o X-14, X-22, XV-3 e XV-15 para a NASA, o US Army e a USAF, e continua a aproveitar sua história comprovada de vôo rápido do Bell X-1.
“Bell está honrado por ser selecionado para a próxima fase deste programa revolucionário e estar pronto para executar o projeto preliminar. Concluímos nossos esforços iniciais de redução de risco com nossa demonstração de teste de trenó na Base Aérea de Holloman e esperamos aproveitar esse sucesso com nosso trabalho contínuo com a DARPA”, disse Jason Hurst, vice-presidente executivo de Engenharia da Bell.
@CAS