Pela primeira vez um avançado Su-57 russo teria sido atingido pelos ucranianos. Pela primeira, um Sukhoi Su-57 (codinome OTAN: “Felon”) da Força Aérea e Espacial Rússia (RF VKS) teria sido atingido por ataques da Ucrânia. A mais avançada aeronave da RF VKS teria sido alvo de um ataque de drones ucranianos contra a Base Aérea de Akhtubinsk, situada a cerca de 600 km da linha de combate.
O Ministério de Defesa da Ucrânia, através do seu Departamento de Inteligência, publicou em seu site a confirmação do ataque, incluindo imagens de satélite mostrando a Base Aérea de Akhtubinsk antes e depois da ação.
“Em 8 de junho de 2024, um caça multifuncional Su-57 do estado agressor foi atingido no campo de aviação de Akhtubinsk, região de Astracã, na Rússia, a 589 quilômetros da linha de combate. O fato é evidenciado por imagens de satélite da aeronave estacionada no campo de aviação inimigo. Imagens de 07 de junho mostram o Su-57 intacto, enquanto as imagens do dia seguinte revelam crateras da explosão e marcas de fogo causadas pelo ataque. O Su-57 é o caça mais avançado de Moscou, capaz de atacar com mísseis Kh-59 e Kh-69. As forças aeroespaciais russas têm apenas um punhado destas aeronaves de combate em serviço. São os primeiros danos em um Su-57 na história. Glória à Ucrânia!”, escreveu o MD ucraniano em seu site.
O canal do Telegram Figterbomber, ligado à Força Aérea Russa, confirmou que pelo menos três drones ucranianos ultrapassaram as barreiras de defesa e atingiram a Base Aérea de Akhtubinsk. Um caça Su-57 de quinta geração teria sofrido danos, mas a confirmação necessitaria de avaliações no local.
Especialistas russos estão criticando o comando das Forças Armadas pela falta de proteção adequada e hangares reforçados para guardar as avançadas aeronaves Su-57 de quinta geração.
O Su-57 Felon foi projetado para missões de ataque e superioridade aérea e pode engajar qualquer tipo de alvo aéreo, terrestre ou naval. Ele é o primeiro caça russo equipado com recursos furtivos, e para garantir uma assinatura infravermelha e de radar baixa, a aeronave também faz uso extensivo de materiais compostos e possui um design facetado.
@FFO